Bibliotecárias da Ufam apresentam pesquisas pioneiras em evento internacional

Banco de teses e dissertações da Ufam e Rede Norte de Repositórios Institucionais são projetos desenvolvidos de forma pioneira na instituição

Servidoras que atuam no sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas apresentaram dois projetos institucionais durante a 7ª edição da Conferência Luso-brasileira sobre acesso aberto, realizada no Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal, entre 2 e 4 de novembro.

Servidoras da Ufam apresentaram experiências exitosas no Instittuto Politécnico de Viseu, em PortugalServidoras da Ufam apresentaram experiências exitosas no Instittuto Politécnico de Viseu, em PortugalA equipe também recebeu capacitação sobre “Open Acess” (acesso aberto) na Universidade do Minho, Portugal, de 6 a 11 de novembro. Participaram as bibliotecárias Ângela Yanai, Erlani de Jesus, Márcia Andréia da Silva e Raquel Maciel, além da diretora da Biblioteca Central, professora Célia Simonetti.

Acesso aberto

A primeira instituição portuguesa a receber a equipe da Ufam foi o Instituto Politécnico de Viseu, onde se discutiu sobre o acesso aberto na 7ª Conferência luso-brasileira. O evento reuniu, entre os dias 2 e 4 de novembro, comunidades portuguesa e brasileira que fazem investigação, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento, por meio de repositórios e revistas, em instituições de investigação e de ensino superior, como é o caso da Ufam.

Foram apresentados dois trabalhos, sendo o primeiro intitulado “Autoarquivamento de Teses e Dissertações da UFAM: Prospecção do Processo”, defendido pela bibliotecária Ângela Yanai. O fluxo e as rotinas previamente configuradas pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) para o autoarquivamento no banco de textos finais da pós-graduação stricto sensu realizada no âmbito da Universidade foram apresentados. “Essa é uma prática inovadora que precisa ser adotada em todo o País”, ressalta a professora Célia Simonetti, diretora da Biblioteca Central (BC).

Acesse o banco de teses e dissertações em http://tede.ufam.edu.br.

A “Rede Norte de Repositórios Institucionais: Trajetória da Experiência de sua Constituição” foi defendida pela diretora da BC. “Expusemos sobre o processo de construção da Rede Norte, lançada durante o XIX SNBU, em Manaus, e criado pela equipe da Ufam. É um modelo pioneiro no Brasil e reúne repositório de Universidades da Região Norte”, comemora a docente.

Na página www.redenorte.ufam.edu.br você tem acesso aos repositórios da Rede Norte.Curso sobre Acesso Aberto ocorreu na Universidade do Minho, também em PortugalCurso sobre Acesso Aberto ocorreu na Universidade do Minho, também em Portugal

Capacitação

O curso “Do RepositóriUM à infraestrutura Europeia de Acesso Aberto: Projetos Open Access da Universidade do Minho” foi realizado no setor de Serviços de Documentação da Universidade do Minho entre os dias 6 e 11 de novembro.

O programa proposto centra-se na atividade do RepositóriUM – repositório institucional da Universidade do Minho – e do gabinete de projetos Open Access (Acesso Aberto) dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM), que, nos últimos dez anos dinamiza os repositórios daquela Instituição.

O tema foi distribuído para permitir a discussão, por exemplo, da infraestrutura Open Access para a investigação na Europa (Open AIRE) e um plano de intervenção para a gestão de dados científicos na Universidade do Minho. De modo geral, as ferramentas que possibilitam acesso aberto, bem como, sua integração a sistemas de monitoramento foram debatidas de forma ampla nos três dias de curso.

“O aprendizado da equipe é a primeira etapa para a utilização de repositórios de dados e softwares pela Ufam. Recebemos várias orientações sobre como dinamizar nossos recursos informacionais”, informa a gestora da BC. “O primeiro passo é a capacitação sobre as novas práticas”, afirma.

Frutos

Esta é a terceira visita internacional do grupo de bibliotecários da Universidade, pois a primeira foi ao Chile e a segunda, realizada em 2015, foi a oito instituições europeias. Um dos resultados é que o Sistema de Bibliotecas da Ufam passou por modificações como a implantação do Recurso de Apoio ao Ensino, que permite acesso a ferramentas gratuitas: http://biblioteca.ufam.edu.br/index.php/capacitacao/apoio-ao-ensino.