Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação acontece de 23 a 25 de novembro

Com o tema “A pesquisa e a pós-graduação no cenário nacional, internacional e da educação básica”, o XXXII Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP 2016) acontece de 23 a 25 de novembro no Hotel Novotel, localizado na Avenida Mandii, 4, Distrito Industrial I.

O evento é uma realização do Regional Norte do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação (Foprop). As instituições organizadoras são a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Nilton Lins.

O ENPROP deste ano discutirá a educação brasileira sob diferentes perspectivas – desde especificidades regionais até os desafios e impactos da pesquisa e pós-graduação no atual cenário sociopolítico brasileiro.

Dentro da programação, destacam-se:

- Conferência de abertura “Estratégias governamentais para Pesquisa, Pós-graduação e Inovação”, com o presidente daCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta Neves;

- Mesas-redondas: A avaliação e o impacto social da Pós-graduação; Avaliação e fomento da Pesquisa e da Pós-Graduação; e Programa Ciência Sem Fronteiras e cooperação internacional;

- Painéis: Relatos de experiências do impacto social da Pós-Graduação no Norte e a Integração da Pós-Graduação com a Educação Básica;

- Conferência de encerramento “Marco regulatório da Ciência e Tecnologia / Lei 13.243 de janeiro de 2016”, com o Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), Antônio Carlos Romeiro Messias da Costa.

A programação detalhada pode ser acessada na página do Encontro: http://enprop.ifam.edu.br/