Ufam homenageia aqueles que ajudaram a construir os dez anos do Instituto de Natureza e Cultura

Dentre os 42 homenageados estão professores, ex-alunos que hoje são servidores e gestores do INC

Placa alusiva aos dez anos de implantação foi descerrada pela reitora, pelo vice-reitor, pela primeira e pelo atual diretor do INCPlaca alusiva aos dez anos de implantação foi descerrada pela reitora, pelo vice-reitor, pela primeira e pelo atual diretor do INCA Universidade Federal do Amazonas instalou sua Unidade Acadêmica permanente em Benjamin Constant em 2006, depois que o Ministério da Educação aprovou o projeto “Ufam Multicampi”. Com seis cursos de graduação, o Instituto de Natureza e Cultura recebeu seus 300 primeiros alunos numa área de, aproximadamente, 3 mil m². Hoje, mais de 1.300 alunos, 70 professores e 30 técnico-administrativos em Educação usufruem de uma área de 8.714 m² e têm muito a comemorar.

Mas as melhorias na infraestrutura são apenas um aspecto de destaque para o INC, que, em apenas dez anos, consolidou-se como um importante polo de formação superior para todo o Alto Solimões, atendendo aos municípios do entorno, como Amaturá, Atalaia do Norte, Fonte Boa, Jutaí, Tabatinga, Tonantins, Santo Antônio do Içá e São Paulo de Olivença. Além disso, é um dos polos do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), com mestrado e doutorado.

A solenidade de homenagens às pessoas que ajudaram a concretizar a implantação, o funcionamento e a expansão da Unidade em Benjamin Constant, onde a Ufam já mantinha cursos de graduação modulares, possibilitou o reconhecimento do empenho de todos ao longo da última década.

Um dos homenageados, José Maricaua formou-se em Ciências Agrárias em 2013, foi aprovado no concurso para TAE e hoje é coordenador administrativo da Unidade. “Ganhei duas medalhas, e isso muito me orgulha, porque sou egresso e agora gestor. Com certeza, a Ufam mudou a minha vida”, afirmou.

Professor Ricardo Morais, atual diretor do Instituto, recebeu duas medalhas de reconhecimentoProfessor Ricardo Morais, atual diretor do Instituto, recebeu duas medalhas de reconhecimentoA reitora, professora Márcia Perales, deixou duas mensagens: “Primeiro quero agradecer aos que construíram essa história, que é do INC, da Ufam e da nossa sociedade. A segunda é uma mensagem de esperança, porque a retrospectiva, como todos os seus desafios, nos fortalece como pessoas, como profissionais e como cidadãos, mas cada um com a sua parcela de responsabilidade”.

“Eu fico muito emocionada, porque tive o privilégio de ser da equipe que coordenou a implantação do Instituto em Benjamin Constant. Este auditório tem um significado muito importante para o INC. Aqui foi realizada a audiência pública para ouvirmos os anseios e as demandas da população, e ela foi pedagógica. Aqui ocorreu a primeira colação de grau do INC. Hoje voltamos para comemorar o êxito desse projeto desde que fincamos nossa estaca e foram abertas portas para democratizar o acesso à Universidade gratuita e de qualidade [...] Nossa excelência precisa estar colada ao compromisso social, pois é essa a missão da Universidade – encantadora, mas muito complexa”, reconheceu.

Memória

Para comemorar os dez anos da Unidade, a comissão do evento realizou o concurso para a criação da logo que foi voltado aos membros da comunidade acadêmica do INC. O objetivo era apresentar a marca que melhor representasse a trajetória e a identidade daquele Instituto. O estudante do curso de Administração Ronilson da Silva Procópio venceu e, na solenidade, a reitora e o vice-reitor entregaram a premiação.

Homenagem foi encerrada com a festa de aniversário dos dez anosHomenagem foi encerrada com a festa de aniversário dos dez anosEm seguida, o diretor, professor Ricardo Morais, e a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento  Institucional, professora Mariomar Sales, entregaram as medalhas aos egressos do Polo do Alto Solimões que hoje são servidores; o pró-reitor de Administração e Finanças, professor Armando Araújo, e o presidente da Câmara Municipal de Benjamin Constant e egresso administrador pelo INC, vereador Adonias Santana, entregaram medalhas às pessoas que se dedicaram desde o início ao projeto Ufam Multicampi naquele município; e, por fim, a reitora e o vice-reitor homenagearam os docentes e TAE que já exerceram ou exercem atividade gerencial da Unidade Acadêmica.

O professor Hedinaldo Lima lembrou que, em 2016, a Ufam comemora os dez anos da implantação de outras duas Unidades Acadêmicas, o Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente em Humaitá (IEAA), cujo projeto foi coordenado por ele, e do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), em Coari. Outras duas iniciaram as atividades em 2007, em Parintins e em Itacoatiara. “Sem dúvida, implantar cinco unidades acadêmicas permanentes no interior foi uma das coisas mais importantes que a Ufam realizou para a população do Amazonas”, asseverou o vice-reitor.

Uma das homenageadas, a professora Valdete da Luz Carneiro foi quem aceitou o desafio de gerir a Unidade Acadêmica em 2006. “É uma noite de muita felicidade, porque nós acreditamos no projeto de Universidade pública, gratuita e de qualidade. Quero cada vez mais estar aqui com vocês para essa construção e ajudar no que for preciso”, comemorou a ex-diretora.

Os pró-reitores da PROADM e PROPLAN, professores Armando Araújo e Mariomar Sales, atestaram o êxito do processo de amadurecimento do campus. “Era um sonho da Ufam que hoje se torna uma realidade de dez anos depois de muitas dificuldades vencidas”, disse o docente. Para a pró-reitora, as provas de que o INC deu certo são muitas: “É gratificante avaliar um projeto e ver que seus objetivos foram alcançados. Uma das provas disso é a renovação do quadro docente pelos nossos egressos em todos os cursos, além do quadro de técnicos-administrativos”.

42 pessoas, entre servidores e colaboradores, foram homenageados nos dez anos do INC42 pessoas, entre servidores e colaboradores, foram homenageados nos dez anos do INC

Homenageados

Grupo I: Egressos do INC que hoje são servidores de carreira

  1. Professora Especialista Aldarleny Sá de Barros;
  2. Professor Especialista Antônio Vagner Almeida Olavo;
  3. Professor Eliel Guimarães Brandão;
  4. TAE José Bezerra Maricaua;
  5. TAE José Juarez de Freitas;
  6. TAE Juvan Reis Nogueira;
  7. Professor Especialista Lesly Diana Pimentel Yong;
  8. Professora Maria Auxiliadora dos Santos Coelho;
  9. TAE Nixon Franco Rabelo;
  10. TAE Paulo Vitor Cassiano de Oliveira;
  11. Professora Mestre Vandreza Souza dos Santos; e
  12. Professor Mestre Widney Pereira de Lima.

 

Grupo II: Servidores e colaboradores que se dedicaram à implantação do INC

  1. Professor Doutor Benedito do Espírito Santo Pena Maciel;
  2. Professor Mestre Rodrigo Oliveira Braga Reis;
  3. Professora Doutora Tatyanna Mariúcha de Araújo Pantoja;
  4. Professora Mestre Márcia da Silva Nascimento;
  5. Professora Mestre Marcilene da Silva Nascimento Cavalcante;
  6. Professora Doutora Antônia Rodrigues da Silva;
  7. Professora Doutora Marinete Lourenço Mota;
  8. Professora Mestre Jarliane da Silva Ferreira;
  9. Professora Mestre Oderlene Bráulio da Silva;
  10. Professora Mestre Gilvânia Plácido Braule;
  11. Professor Doutor Ricardo Barbosa Morais;
  12. Professor Josenildo Santos de Souza;
  13. Professor Doutor Agno Nonato Serrão Acioli;
  14. Professora Doutora Líbia de Jesus Miléo;
  15. Professor Doutor Antônio Henrique Queiroz Conceição;
  16. TAE Cristian Jean Ramos;
  17. Colaborador Ariovaldo Carvalho de Souza; e
  18. Colaboradora Raimunda Ferreira do Nascimento.

 

Grupo III: Gestores e ex-gestores que contribuíram para a consolidação do INC

  1. Professora Mestre Valdete da Luz Carneiro;
  2. Professora Mestre Maria Marly de Oliveira Coelho;
  3. TAE Cristian Jean Ramos;
  4. Professor Doutor Agno Nonato Serrão Acioli;
  5. Professor Mestre Jorge Luiz de Freitas Lima;
  6. TAE Roberto Mafra da Silva;
  7. Professor Doutor Francisco Evandro Oliveira Aguiar;
  8. TAE Neisomar Olímpio Lima;
  9. Professora Doutora Lisandra Vieira Rosas;
  10. TAE José Bezerra Maricaua;
  11. Professor Max de Souza Pinheiro; e
  12. Professor Doutor Ricardo Barbosa Morais.

A programação comemorativa dos dez anos segue até 2017 e visa a promover a interlocução entre a comunidade acadêmica e a sociedade por meio de atividades acadêmicas, científicas e culturais. Essa é mais uma forma de refletir sobre a Educação Superior na fronteira amazônica do Alto Solimões.

 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable