INC lança campanha ‘Ufam, Eu cuido!’ na comemoração dos 10 anos da Unidade

A reitora Márcia Perales, o vice-reitor Hedinaldo Lima e os coordenadores do eixos da campanha institucional "Ufam, Eu Cuido!" no INCA reitora Márcia Perales, o vice-reitor Hedinaldo Lima e os coordenadores do eixos da campanha institucional "Ufam, Eu Cuido!" no INCA campanha institucional que visa à sensibilização da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas teve início nesta sexta-feira, 18, no Instituto de Natureza e Cultura (INC). O lançamento faz parte da semana de comemorações pelos dez anos de implantação do campus do Alto Solimões, resultado de um projeto de expansão concretizado em 2006.

Em Benjamin Constant, os eixos temáticos Água e Energia Elétrica, Patrimônio Público, Animais no Campus e Resíduos Sólidos são coordenados por servidores que já trabalham nessas áreas. A equipe é formada pelo professor Ronaldo de Almeida, coordenador dos Eixos Água e Energia Elétrica; pelo professor João Paulo Silva, coordenador do Eixo Animais no Campus; pelo técnico-administrativo em Educação José Maricaua, que é o coordenador administrativo do INC e coordena o Eixo Patrimônio Público; e pela professora Alcinei Lopes, responsável pelas atividades do Eixo Resíduos Sólidos.

Visite o hotsite da campanha em www.somostodosufam.wixsite.com/eu-cuido.

Ao lançar a campanha no Instituto, a reitora, professora Márcia Perales, recordou que esse é um dos três campi fora da sede que comemoram dez anos em 2016, ao lado das unidades acadêmicas de Humaitá e Coari. “Iniciamos um processo e depois vieram os desafios de contratar recursos humanos e democratizar o acesso, especialmente no interior. Hoje vemos a importância desse Instituto para todo o Alto Solimões. É uma grande conquista, pois gerou oportunidades de formação universitária. A Ufam está entre as dez maiores universidades do País, e isso nos impõe o desafio de cuidar desta instituição que também é nossa”, ressaltou.

“Assim como o nascimento do INC foi resultado de um diálogo para identificação de demandas que foram consideradas para definir que cursos seriam ofertados, a campanha ‘Ufam, Eu cuido’ ocorreu da mesma forma; ela é resultado de uma definição conjunta dos eixos estratégicos para a Ufam. É uma corresponsabilidade que faz uma enorme diferença para nossa instituição. Sem dúvida, os recursos economizados pela mudança de atitude podem ser investidos para melhorar a qualidade da educação, com reflexos noutras áreas. As mudanças precisam ser cotidianas, da Ufam para nossas casas e vice-versa [...]”, explicou a reitora.

Por sua vez, o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, reafirmou o compromisso dos servidores e estudantes do Instituto para cuidar dos recursos e do patrimônio nos últimos dez anos. “Este foi um projeto difícil de ser implantado, mas hoje ele está consolidado graças ao cuidado que temos por ele. A campanha nos ajuda a refletir que é possível cuidar ainda mais do INC, no dia a dia, com a economia de água e energia elétrica, por exemplo. Já o tema de Resíduos Sólidos é tratado por uma Comissão em Manaus, e existe uma parceria direta com o Instituto”, disse. Por fim, o professor afirmou que a campanha tem o objetivo de reforçar as relações pessoais para uma atuação colaborativa e comprometida com a Ufam.

Comunidade acadêmica prestigiou o lançamento da campanha "Ufam, Eu Cuido!" na unidade da UFAM em Benjamin ConstantComunidade acadêmica prestigiou o lançamento da campanha "Ufam, Eu Cuido!" na unidade da UFAM em Benjamin Constant

"Eu cuido!"

Com dez anos de existência, hoje o INC possui trabalhos de pesquisa e extensão, por exemplo, que já têm esses temas como objeto. O diretor da Unidade Acadêmica, professor Ricardo Morais, explica que será aplicada no campus do Alto Solimões a metodologia utilizada em Manaus. “Vamos dedicar um período para cada eixo e promover atividades que sensibilizem o público, que são nossos alunos e servidores”, informou.

O Eixo Resíduos Sólidos, coordenado pela professora Alcinei Lopes, teve a colaboração das egressas de Ciências – Biologia e Química, Claine Estrela e Marta Sanches. “80% dos resíduos produzidos no INC não eram coletados de modo seletivo, sendo que são produzidos 125 kg de resíduos em três dias e aproximadamente 1.250 kg em um mês”, afirmaram as alunas. “Divulgação, socialização e sensibilização da comunidade acadêmica sobre o gerenciamento de resíduos sólidos e seu manuseio em ações de educação ambiental são essenciais”, frisaram.

A Atividade Curricular de Extensão (ACE) intitulada “Aproveitamento de Resíduos Sólidos como fonte de material reciclável”, coordenada há três edições pela professora Alcinei Lopes, realiza atividades junto à comunidade interna e externa, além de ter uma parceria com a Comissão sediada em Manaus - esta sob a coordenação da professora Karime Bentes.

“Nós fazemos o projeto com a comunidade através de oficinas de aproveitamento de óleo para produzir sabão, arte em garrafa e pufs de PET. Com isso, queremos sensibilizar para a separação de resíduos nos kits de coleta seletiva e nos papa-pilhas que já estão funcionando no Instituto”, finalizou a docente.

Gabriel de Souza, 22, é aluno do curso de Ciências – Biologia e Química, e conta que tem uma ligação forte com o Instituto. “Tenho cinco irmãos que se formaram aqui, e meu pai conclui no ano que vem o curso de Pedagogia. Tenho uma irmã (Juçara de Souza) que já é professora na Universidade Federal do Acre [Ufac] e foi uma das primeiras alunas do INC”, disse, lembrando que sempre vinha aos eventos da Universidade mesmo antes de ser acadêmico, e pretende ser ainda mais atento ao descarte correto dos resíduos sólidos, por exemplo. “Vou aprender para qual tipo de resíduo é cada cor”, assegurou.

Os demais eixos temáticos foram apresentados ao público que, ao final do evento, concorreu a kits da campanha ‘Ufam, Eu cuido!’ e a camisas alusivas ao aniversário do Instituto.