I Jornada Pedagógica do INC discute conquistas, desafios e perspectivas para a Unidade

Mesa-redonda discutiu os avanços em 10 anos de existência do Instituto de Natureza e Cultura em Benjamin Constant Mesa-redonda discutiu os avanços em 10 anos de existência do Instituto de Natureza e Cultura em Benjamin Constant Como segundo evento alusivo aos dez anos do Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC/BC) foi realizado, na última quinta-feira, 17, a I Jornada Pedagógica do campus localizado no Alto Solimões.

A comunidade universitária prestigiou a mesa-redonda “10 anos semeando conhecimentos no Alto Solimões: conquistas, desafios e novas perspectivas”, da qual participaram o coordenador acadêmico, professor Max Pinheiro, o coordenador administrativo, técnico-administrativo em Educação José Maricaua, e docentes que já atuaram como diretores do INC desde o início das atividades acadêmicas, em 2006.

Até 2010, a diretora era a professora Valdete da Luz Carneiro, enquanto a segunda gestão foi do professor Agno Acioli, representado na Jornada pelo professor Jorge Luiz Lima, coordenador acadêmico na segunda gestão. Além deles, participaram das discussões docentes que são egressos do próprio Instituto.

A importância da Jornada neste momento de confraternização, como afirma o diretor da Unidade Acadêmica desde 2014, professor Ricardo Morais, é apresentar os avanços de um trabalho coletivo nascido com a primeira equipe de gestores, liderada pela professora Valdete da Luz Carneiro, ainda no prédio antigo em que os primeiros 300 universitários tinham aulas ministradas pelo corpo docente formado por 26 professores e auxiliados por dez TAE.

“Naquele primeiro momento, alunos dos seis cursos (Administração, Pedagogia, Antropologia, Letras – Português e Espanhol, Ciências – Biologia e Química e Ciências Agrárias e do Ambiente) passavam por uma fase básica de formação que os preparava para a vida universitária. Também iniciamos uma sensibilização para que cada um cuidasse do ambiente e também fizemos uma campanha para adoção de copo próprio. Hoje o trabalho de dez anos está frutificando”, apontou Valdete, “podemos comemorar as conquistas e traçar novos rumos”.Comunidade acadêmica participou dos Grupos de Trabalho para discussão de temáticas do INCComunidade acadêmica participou dos Grupos de Trabalho para discussão de temáticas do INC

Grupos de Trabalho

Os grupos de trabalho foram divididos em quatro eixos: Atividades Afins - Ensino, Pesquisa e Extensão; Infraestrutura e Recursos Humanos, Materiais e Financeiros; Servidores; e Questões Didático-pedagógicas. Cada GT teve a participação da comunidade universitária, formada por discentes, docentes e técnico-administrativos em Educação, a depender do tema.

“A proposta foi discutir as expectativas da comunidade acadêmica em relação às temáticas, como a discussão sobre o projeto político pedagógico no Instituto e dos cursos, o processo de avaliação da aprendizagem, a necessidade de mais divulgação do PIBIC [Iniciação Científica], a mudança de horário dos cursos ocorrida no INC e os recursos didático-pedagógicos usados nas disciplinas”, discorreu a professora sobre o grupo de Atividades Afins.

Frutos

O professor Ricardo Morais enfatizou que o trabalho iniciado há dez anos foi fundamental para a expansão que o campus do Alto Solimões vivencia. “Sem dúvida, uma das principais conquistas foram os três novos blocos, que funcionam junto com o primeiro prédio. A adequação do RU para dentro do INC, que já aconteceu desde 2015, e a adequação dos docentes em relação à carga horária das disciplinas”, elencou.

Na avaliação do diretor, a pesquisa e a extensão são continuidade de um trabalho também iniciado nas gestões anteriores, ao passo que a pós-graduação representa um grande avanço, porque hoje existe um planejamento para a qualificação do quadro docente regular com o objetivo de viabilizar a saída dos professores para os cursos de mestrado e doutorado.