Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari comemora 10 anos

UFAM está presente há 40 anos no município e celebra uma década do modelo atual como Instituto

Componentes da mesa de honra da Solenidade comemorativa dos 10 anos do ISB - CoariComponentes da mesa de honra da Solenidade comemorativa dos 10 anos do ISB - CoariO Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB) completou, nesta quarta-feira, 16, uma década no modelo atual. Presente desde a década de 1970, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no município já teve as denominações Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC) e Campus Avançado de Coari. Com a Resolução 026/ 2006 do Conselho Universitário (Consuni), passou à condição de  Unidade Acadêmica, passando a denominar-se Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari.

Durante a solenidade de comemoração dos dez anos do ISB/Coari, a reitora da UFAM, professora doutora Márcia Perales, destacou as vantagens do modelo adotado pela UFAM na última década em Coari.

"O ISB é fruto de uma política federal que estabeleceu como prioridade a democratização do acesso à Universidade Pública", ressaltou a Reitora da UFAM, professora Márcia Perales, durante a solenidade "O ISB é fruto de uma política federal que estabeleceu como prioridade a democratização do acesso à Universidade Pública", ressaltou a Reitora da UFAM, professora Márcia Perales, durante a solenidade

"A UFAM está em Coari há 40 anos, mas era um modelo diferente desse adotado nos últimos dez anos. Antes, nós tínhamos uma estrutura em que oferecíamos, primeiramente, cursos de extensão. Depois, passamos a oferecer cursos de graduação. Nessa antiga estrutura, os professores se deslocavam até o município com disciplinas modulares e retornavam a Manaus. Há dez anos isso tomou outro rumo e esse rumo é fruto de uma política pública federal. Essa política estabeleceu como prioridade a democratização do acesso à Universidade Pública, especialmente a Universidade Federal. Estabeleceu também como de extrema relevância que esse acesso mais democrático fosse iniciado pelo interior dos diversos estados. A Universidade Federal do Amazonas foi muito competente, à época, e conseguiu fazer com que, no Estado do Amazonas, cinco novos campi fossem criados. Os três primeiros em Coari, Humaitá e Benjamin Constant, em 2006, e os dois últimos, em Itacoatiara e Parintins", discursou a reitora.

Democratização do acesso ao Ensino Superior

Ela ressaltou ainda os desafios enfrentados pela UFAM para a implantação do projeto de democratização do acesso à Universidade. "Naquele momento, nós precisávamos tomar decisões na Universidade, então, a Administração Superior da UFAM na época, conduzida pelo professor Hidembergue Frota e sua equipe, juntamente com demais gestores e diretores de Unidades Acadêmicas, reuniram-se para discutir sobre esse projeto político de inclusão social e de democratização do acesso à universidade. O resultado disso foi que a UFAM disse sim a esse  projeto. Isso envolvia uma sobrecarga de trabalho, mas todos foram até o final e com isso tivemos uma implantação que, ao pararmos para avaliar, vemos que foi muito além das nossas expectativas", complementou a Reitora.

ISB/Coari - UFAM além da capital

Início da construção dos novos prédios da UFAM em Coari, em 2005Início da construção dos novos prédios da UFAM em Coari, em 2005Em seu pronunciamento durante a solenidade comemorativa, o vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, destacou que iniciou sua carreira na UFAM no município de Coari e que sente orgulho de ter participado do processo de criação das unidades acadêmicas da UFAM fora de Manaus. "Foi aqui em Coari que comecei a trabalhar na UFAM como Técnico-Administrativo em Educação e tive o prazer de conviver com o Manuel, o Assis, o Jonas, o Osmir, a dona Izabel, a dona Francisca, ou seja, todas essas pessoas que estavam no CTC, que era o Centro de Treinamento de Coari. Sinto muito orgulho de ter participado do início desse projeto de construção das Unidades Acadêmicas do interior. Naquela época, entre 2005 e 2006, eu era diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e todos os diretores tiveram a oportunidade de fazer parte do processo decisório sobre esse projeto de expansão para o interior, que não era unanimidade. Eu sempre acreditei que era importante enfrentar os desafios colocados por essa criação das unidades, implantá-las e fazê-las funcionar. Hoje, quando comemoramos dez anos do ISB-Coari, avaliamos as grandes vitórias nesse processo.Foi uma decisão importante, que realmente valeu a pena e atendeu o objetivo de fazer com que a UFAM fosse realmente de todo o Estado do Amazonas, com sedes próprias nos municípios do interior", enfatizou o vice-reitor.

Melhoria contínua

Diretor do ISB, professor Josemar Gurgel durante pronunciamentoDiretor do ISB, professor Josemar Gurgel durante pronunciamentoO diretor do ISB, professor Josemar Gurgel, relembrou a contribuição de seus antecessores e destacou alguns aspectos da trajetória histórica do ISB, além de realizações da administração atual do Instituto. "Nosso primeiro curso foi o de Pedagogia, que teve início em 1979. O primeiro professor a chegar aqui, já na condição de Instituto, foi o professor Antônio Carlos. O primeiro diretor do ISB foi o professor Paulo Jacob Santiago. A primeira formatura ocorreu em fevereiro de 2011. O segundo diretor, o professor Helder Santos, era um habilidoso conciliador. Em abril de 2015, nossa gestão tomou posse e temos trabalhado intensamente pelo crescimento contínuo do ISB. A FIENTEC, por exemplo, é uma marca de nossa gestão. A Feira é o momento em que paramos as atividades de aula no ISB para promover o encontro da comunidade acadêmica com a comunidade externa. No evento foram oferecidos mais de trinta minicursos e todos ficaram lotados. Conseguimos trazer pesquisadores de Manaus. É um evento de toda a comunidade e já estamos planejando a segunda edição. Outro destaque de nossa gestão é o plano de revitalização do ISB. Para esse projeto contamos com o apoio da Reitoria e também com a ação da comunidade local. Para o próximo ano, temos a expectativa de começar a pós-graduação no nosso Instituto, ou seja, sempre fazemos o possível para melhorar com as condições que temos", declarou o diretor do ISB.

Balanço positivo

Homenagem - Servidor Manoel Almeida com o vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso LimaHomenagem - Servidor Manoel Almeida com o vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso LimaA pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Mariomar Sales Lima, afirmou que os resultados do ISB correspondem satisfatoriamente às expectativas traçadas há dez anos para a região. "Quando nós nos planejamos, formulamos objetivos, estabelecemos as estratégias e, a partir daí, o que vai acontecendo registramos para, depois, reformularmos objetivos e alcançarmos novos resultados. O que estamos fazendo hoje nesse aniversário de dez anos do ISB é exatamente isso. Estamos avaliando o que foi formulado há dez anos e eu não tenho a menor dúvida de que esses resultados são satisfatórios. Se formos registrar quantos projetos de Pesquisa, de Extensão e de Inovação Tecnológica foram desenvolvidos aqui desde a implantação do ISB, ou mesmo antes, ou o número de profissionais formados, vamos verificar quão grandiosos são esses resultados e quão forte é o impacto social nesta região atendida pelo ISB. E garanto que esse impacto ficará ainda mais expressivo com a implantação do curso de Medicina aqui. Só temos o que comemorar", disse a pró-reitora.

"Se formos contar quantos projetos de Pesquisa, de Extensão e de Inovação Tecnológica foram desenvolvidos aqui desde a implantação do ISB ou o número de profissionais formados pelo Instituto, vamos verificar quão forte é o impacto social nesta região atendida pelo ISB", declarou a pró-reitora de Planejamento Institucional, professora Mariomar Sales"Se formos contar quantos projetos de Pesquisa, de Extensão e de Inovação Tecnológica foram desenvolvidos aqui desde a implantação do ISB ou o número de profissionais formados pelo Instituto, vamos verificar quão forte é o impacto social nesta região atendida pelo ISB", declarou a pró-reitora de Planejamento Institucional, professora Mariomar Sales"Este é um momento de crescimento e sinto orgulho de estar contribuindo para o desenvolvimento do Médio Solimões, formando profissionais qualificados em áreas antes precárias dessa região", declarou a coordenadora acadêmica do ISB, professora Tânia Custódio. O coordenador Administrativo, Antonio Roney da Mota, ressaltou que a sociedade coariense ganhou muito com a estrutura da UFAM no município. "Parece que foi ontem. O sonho de muitos se concretizou. Ganhou o município de Coari. Ganhou a sociedade coariense. Quantos deram, aqui, o melhor de si. Quantos estão dando o melhor de si. E quantos, ainda, precisam dar o que de melhor tiverem, para que o ISB continue a sua trajetória. Que continue público e cada vez mais de todos. Que avance e sirva sempre aos propósitos de uma educação superior sem donos e sem amarras", discursou o coordenador.

Descerramento da placa alusiva à comemoração dos 10 anos do ISB de CoariDescerramento da placa alusiva à comemoração dos 10 anos do ISB de Coari

A diretora do Instituto de Ciências Biológicas, professora Sônia Carvalho, destacou, em seu discurso, a afinidade entre o Instituto que dirige e o ISB. "Felicito a unidade acadêmica pela trajetória de sucesso ao longo desses dez anos. Quero ressaltar que o ICB está sempre de portas abertas para contribuir com o crescimento do ISB. Temos vários egressos do ISB Coari em nossos cursos de pós-graduação e isso demonstra que nossa parceria é cada vez mais forte", declarou a diretora.

ISB atuante na prepação profissional de alunos do Baixo ao Alto Solimões

Thaiany de Souza Assis, presidente do Diretório Regional dos Estudantes destacou o benefício da consolidação do ISB para os estudantes do Baixo, Médio e Alto Solimões. "A presença da Universidade no interior é de extrema importância e um ganho muito grande para alunos do Baixo, Médio e Alto Solimões por levar em consideração o posicionamento geográfico dos municípios, a dificuldade de transporte e de acesso aos grandes centros. O ISB os recebe todos os anos, onde podem agregar histórias e viver momentos únicos até se tornarem profissionais aptos para o mercado de trabalho".

Homenagens a servidores e ex-alunos

Comunidade do ICB durante as comemorações de uma década do ISBComunidade do ICB durante as comemorações de uma década do ISBNa solenidade comemorativa dos dez anos do ISB foram feitas homenagens a servidores e ex-alunos do Instituto. Representados pelo docente Edilson Pinto Barbosa, os primeiros docentes do ISB receberam certificado com agradecimentos pelas significativas contribuições para o desenvolvimento do Instituto. "Estou no ISB desde 2006. Ministro aula em todos os cursos do ISB. Recebo com satisfação essa homenagem representando todos os professores que, de alguma forma, contribuíram com a implantação e consolidação do ISB-Coari, que representa um divisor de águas na sociedade coariense", declarou o docente ao receber o certificado.

Responsável por implantar a atividade agrária no ISB, o servidor Manoel Almeida dos Santos representou os Técnicos-administrativos em Educação do ISB. Emocionado com a homenagem, ele declarou amor incondicional à Instituição."Tenho 63 anos e já dediquei 38 anos da minha vida à UFAM aqui em Coari. Tenho muito orgulho do crescimento da UFAM no município e faz bem ser reconhecido junto com meus colegas", disse Manoel, sem tirar os olhos do certificado.

Fachada do ISB - CoariFachada do ISB - Coari

Os primeiros alunos formados pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari também foram homenageados. Representaram os discentes formados pelo ISB, os graduados Jeferson Dantas e Abel Santiago, formados em agosto de 2010, em Biotecnologia e Enfermagem, respectivamente, e as graduadas em fevereiro de 2011, Ercília Andrade e Luziane Pereira, dos cursos de Fisioterapia e Nutrição, respectivamente.

A servidora Maria Izabel Ribeiro de Almeida representou todos os colegas aposentados durante a sessão de homenagens. Também receberam o devido reconhecimento professores e alunos falecidos do Instituto.

Gratidão do público

Integrando o público presente na solenidade comemorativa, dona Odete Guedes de Souza, 68, é servidora aposentada da UFAM no município. Ela atuou na lavanderia da Universidade durante 25 anos e fez questão de comparecer à cerimônia comemorativa de uma década da UFAM em Coari como Instituto. "Isso aqui representa minha vida. Sempre fui muito feliz aqui. Agradeço a Deus e à Universidade por ter trabalhado nela e ter sido feliz no meu ambiente de trabalho", afirmou a servidora aposentada.

A solenidade alusiva aos 10 anos do ISB - Coari ocorreu na manhã desta quarta-feira, 16, no auditório Rio Copeá. Após a solenidade no auditório, os presentes foram conduzidos ao Hall, onde foi descerrada a placa alusiva à comemoração dos dez anos do ISB e cantado os parabéns do Instituto por membros da comunidade universitária e comunidade externa.

I FIENTEC

Reitora em reunião com representantes estudantisReitora em reunião com representantes estudantis

Integra, ainda, a comemoração dos dez anos do ISB, a I Feira de Inovação, Ciência, Tecnologia, Extensão e Cultura do Médio Solimões (FIENTEC), que tem o objetivo de compartilhar, integrar, despertar e disseminar saberes científicos, tecnológicos e culturais com a sociedade coariense e demais municípios da Região do Médio Solimões. A Feira agrega o I Congresso de Iniciação Científica do Médio Solimões, a I Feira de Extensão Universitária do Médio Solimões e a I Mostra Cultural Universitária do Médio Solimões.

 

Reunião com estudantes

À tarde, a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, acompanhada do vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima; da Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Mariomar Sales e da Coordenadora Administrativa do ISB, professora Tânia Custódio recebeu representantes estudantis, que apresentaram demandas às autoridades universitárias. A reitora aproveitou para apresentar os caminhos e instâncias institucionais para o recebimento de demandas.

Outorga de grau

À noite, houve a outorga de grau a 73 alunos dos cursos de Biotecnologia, Ciências - Biologia e Química, Ciências - Matemática e Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. A cerimônia aconteceu no Templo Central da Igreja Assembleia de Deus do município de Coari

 

 
 
 
 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable