Eixo "Resíduos Sólidos" incentiva o descarte correto e a reutilização de materiais

oficinas e palestras mostraram a importância do descarte corretooficinas e palestras mostraram a importância do descarte corretoPalestras e oficinas movimentaram a semana de aplicação do eixo “Resíduos Sólidos”, da campanha institucional “UFAM, eu cuido!”. Abordando temas relativos ao cuidado com o meio ambiente, por meio do descarte correto e da reutilização dos materiais, o eixo encerra as atividades incentivando a comunidade acadêmica a adotar a coleta seletiva dos resíduos.

Durante a semana, foram apresentadas as ações da Universidade quanto ao descarte dos resíduos químicos, de saúde, da AgroUFAM, dos restaurantes universitários e cantinas, além do trabalho desenvolvido pela instituição para a implementação da coleta solidária. As oficinas proporcionaram aos participantes a oportunidade de aprender, na prática, a reciclar e reutilizar materiais que normalmente vão para o lixo.

De acordo com a coordenadora do eixo, professora Karime Bentes, as atividades atraíram não só pessoas da comunidade universitária, mas também do entorno e até de outras instituições de ensino. “São ações que não ficarão por aqui. Estamos começando com uma série de atividades, inclusive no interior”, disse.  “O importante é saber que as pessoas estão reconhecendo o trabalho. É um passo importante para que ele dê certo. A comunidade quer que isso aconteça”, expôs.

oficina ensinou a transformar garrafas em materiais decorativosoficina ensinou a transformar garrafas em materiais decorativosComo parte das ações do eixo Resíduos Sólidos, a UFAM deu início à coleta seletiva de resíduos sólidos no âmbito do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho. Com a instalação dos kits de coleta de papéis, metais, vidros, plásticos e materiais não recicláveis e a contratação de associações de catadores, a comunidade da UFAM dará destinação correta a esses resíduos e ajudará na preservação da fauna e da flora do campus. Também foram instalados coletores de pilhas e baterias, conhecidos como papa-pilhas. “É uma grande vitória da Universidade. Somos um dos pioneiros em Manaus. Tivemos quatro associações habilitadas. Foi feito uma audiência pública e estamos iniciando com a primeira associação. A UFAM fez todo o esforço necessário para que toda a estrutura estivesse pronta para iniciar esse trabalho. A coleta será feita a cada 15 dias”, informou a coordenadora.

Atividades de encerramento

No último dia de aplicação do eixo “Resíduos Sólidos”, os participantes puderam obter informações sobre as ações que a UFAM adota quanto ao gerenciamento de resíduos nos restaurantes universitários (RUs) e nas cantinas do campus. A palestra foi ministrada pela professora Annunziata Chateaubriand, na sala Copaíba, do Centro de Ciências do Ambiente (CCA).

Baseada em pesquisas de estudantes da UFAM, a professora expôs a legislação e recomendações que norteiam o descarte correto dos resíduos orgânicos, além das etapas para a implementação da gestão integrada e participativa de resíduos sólidos.  Segunda a palestrante, para o sucesso do processo é necessária a contribuição dos membros envolvidos. “Se não houver a participação de todos, o resultado não vai ser o esperado”, revelou a preletora

Matheus aprendeu a reutilizar garrafas de vidroMatheus aprendeu a reutilizar garrafas de vidro

Ainda pela manhã ocorreu a oficina “Arte em garrafas de vidro”, cujas orientações foram dadas pela artesã Morgana Melo na sala Andiroba também no CCA. Utilizando jornais e revistas, os participantes puderam transformar garrafas que iriam para as lixeiras em materiais decorativos e reutilizáveis. “A proposta é mostrar para os alunos como eles podem manter o meio ambiente mais agradável, manter a nossa sociedade mais limpa retirando esse material das ruas”, afirmou Morgana.

O estudante do curso de Química da UFAM, Matheus Carneiro, sempre gostou de dar novos usos a materiais de casa. Participante da oficina de garrafas de vidro, ele diz que a campanha “UFAM, eu cuido!” permite a todos aprender mais sobre o descarte correto. “Com a campanha, quem já tinha vontade de ajudar, pode tentar melhorar e quem não tinha, pode criar agora”, comentou. “Nós podemos começar na Universidade e levar para outros ambientes que frequentamos”, finalizou.