XXV Conic encerra com premiação de trabalhos de Iniciação Científica

Ao todo, foram 77 trabalhos premiados, sendo 07 na categoria “Melhores projetos” e 70 na categoria “Menções honrosas”.

Organizadores do XXV Conic com alunos e orientadores de projetos que obtiveram o  prêmio de primeiro lugar Organizadores do XXV Conic com alunos e orientadores de projetos que obtiveram o prêmio de primeiro lugar A solenidade de encerramento da vigésima quinta edição do Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal do Amazonas ocorreu na manhã desta sexta-feira, 11, no auditório Eulálio Chaves – Setor Sul do Campus Universitário.

Compuseram a mesa de honra da solenidade o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFAM, professor doutor Gilson Vieira Monteiro; o diretor de Pesquisa da UFAM e coordenador-geral do Congresso, professor doutor João Otacilio Libardoni dos Santos e a Representante dos Consultores Externos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professora doutora Rosa Ester Rossini.

"Abracei o PIBIC  porque acredito que ele muda a vida das pessoas", afirmou a Representante dos Consultores Externos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), doutora Rosa Rossini, na solenidade de encerramento do XXV Conic"Abracei o PIBIC porque acredito que ele muda a vida das pessoas", afirmou a Representante dos Consultores Externos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), doutora Rosa Rossini, na solenidade de encerramento do XXV ConicPara Rossini, que acompanha o Conic na Ufam desde a primeira edição, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica(PIBIC) é importante pela capacidade de mudar a vida das pessoas. “É um prazer enorme ver os jovens desabrocharem para a vida acadêmica e científica. Está mais do que provado que quem faz PIBIC é melhor tanto na Academia quanto como profissional exercendo outras atividades. O melhor do PIBIC é que ele independe de condição social. Para os ricos, ele é importante, mas para os pobres ele significa uma mudança de vento na vida, porque o que vale é a qualidade da pesquisa que se produz e isso só depende de motivação pessoal. Abracei o PIBIC  porque acredito que ele muda a vida das pessoas, aliás, acredito que a Educação tem o poder de mudar o mundo”, afirmou a docente aposentada da USP, com 53 anos de dedicação à Academia. “Só sei fazer isso na minha vida e faço com muito prazer”, acrescentou ela.

CONIC

Durante seu discurso, o Pró-reitor de Pesquisa da UFAM ressaltou que o XXV Conic foi um evento vitorioso. “Foi um Congresso da resistência, pois mesmo com poucos recursos, conseguimos fazer um evento bem organizado e participativo. Conseguimos também juntar o CONIC com a campanha Institucional ‘UFAM, eu cuido’, a qual todos nós devemos abraçar, pois cuidar da UFAM é um projeto de uma vida inteira, cuidar da UFAM é resguardar uma instituição que tem a pesquisa como prioridade”, discursou o pró-reitor.

Agradecimentos a todos os colaboradores e a melhoria da qualidade dos trabalhos de iniciação cientifica da UFAM foram os aspectos ressaltados pelo coordenador-geral do XXV Congresso de Iniciação Científica, professor Doutor João Otacilio Libardoni dos Santos. “Agradeço imensamente aos voluntários e afirmo aos senhores que o Conic foi um sucesso pelo empenho de todos vocês. Foram cinco dias de muito trabalho, mas um trabalho que compensa. Ontem, na reunião com o Comitê externo, os avaliadores destacaram que a cada ano a qualidade dos projetos iniciação cientifica da UFAM melhora e que saem muito satisfeitos com o amadurecimento das pesquisas de nossos alunos. Isso nos deixa com a sensação de dever cumprido”, destacou o coordenador do evento.

Menções honrosas e Primeiros lugares

Acadêmica de Ciência da Computação, Vitória Patrícia Aires, obteve o prêmio de primeiro lugar na área de Ciências Exatas, da Terra e EngenhariasAcadêmica de Ciência da Computação, Vitória Patrícia Aires, obteve o prêmio de primeiro lugar na área de Ciências Exatas, da Terra e EngenhariasApós o pronunciamento dos organizadores, foi realizada a premiação dos trabalhos que se destacaram durante o Congresso de Iniciação Científica nas categorias “Menções honrosas” e “Melhores Projetos”.

Primeiro lugar na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, a acadêmica de Ciência da Computação, Vitória Patrícia Aires, orientada pela professora Rosiane de Freitas Rodrigues recebeu a placa de premiação pelo trabalho “Sobre o problema da T-colaboração em grafos, algumas variações e algoritmos”. “Estou muito feliz e honrada com esta premiação e gostaria de agradecer a todos os professores do Instituto de Computação e ao grupo de Algoritmos, Otimização e Complexidade Computacional. É uma honra representar todos eles”, declarou a aluna.

Agraciado com o prêmio de primeiro lugar na área de Ciências Humanas, o acadêmico do 6º período de Filosofia Gabriel Henrique da Costa Silva concorreu com mais de trinta trabalhos e foi premiado pela pesquisa “Materialismo no pensamento filosófico e político do jovem Karl Marx (1843-1852)”. “Fico feliz com a premiação, na medida em que consiste no reconhecimento de um trabalho que se constituiu arduamente. Principalmente porque Marx, o objeto da minha pesquisa, é um autor muito subestimado. Além disso, agora tenho a possibilidade de me inserir na pesquisa científica”, afirmou o estudante.

Acadêmico de Filosofia Gabriel Henrique com a orientadora, professora Verrah Chamma. Melhor projeto na área de Ciências HumanasAcadêmico de Filosofia Gabriel Henrique com a orientadora, professora Verrah Chamma. Melhor projeto na área de Ciências Humanas

Docente do Departamento de Filosofia da UFAM há três anos, a orientadora de Gabriel, professora Verrah Chamma comentou a importância do PIBIC para a formação de jovens pesquisadores e cientistas. “O PIBIC é de uma importância imensurável. É um projeto que transforma a graduação e eleva a um outro patamar a relação entre orientador e orientando. Parabenizo a UFAM por manter as bolsas, tão fundamentais para a realização das pesquisas e felicito também todos os envolvidos neste projeto que já se mostrou um dos mais bem-sucedidos na experiência universitária”, ressaltou a pesquisadora.

Confira abaixo os demais trabalhos premiados:
 

1º LUGAR NA ÁREA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Aluno: João Paulo Ferreira Rufino

ORIENTADOR: Frank George Guimarães Cruz

PROJETO: Bioeficácia de L-Lisina para fins de inoculação in ovo de matrizes avícolas.

 

1º LUGAR NA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS:

ALUNA: Tayná Sena Magalhães

ORIENTADOR: Cintia Cornelius Frische

PROJETO: Sítios de nidificação e aves usuárias de cavidades em uma floresta tropical urbana

 

1º LUGAR NA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS:

 

Aluna: Victoria Patrícia Silva Aires

ORIENTADOR: Rosiane de Freitas Rodrigues

PROJETO: Sobre o problema da T-coloração em grafos, algumas variações e algoritmos

 

1º LUGAR NA ÁREA DO SUB-COMITÊ DE MATEMÁTICA

ALUNO: André Matos de Souza

ORIENTADOR: Flávia Morgana de Oliveira Jacinto

Projeto: Fundamentos Matemáticos de Programação Linear

 

1º LUGARNA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS:

ALUNO: Gabriel Henrique da Costa Silva

ORIENTADOR: Verrah Chamma

PROJETO: MATERIALISMO NO PENSAMENTO FILOSÓFICO E POLÍTICO DO JOVEM KARL MARX (1843-1852)

 

1º LUGAR NA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS:

ALUNO: Delano David Moraes da Silva

ORIENTADOR: Everaldo Luiz Bonfim Fernandez

Projeto: Integração corpo-consciência e relativização dos desdobramentos do direito à liberdade de expressão.

 

1º LUGAR NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

ALUNA Patrícia da Costa Franco

ORIENTADORA: Arinete Veras Fontes Esteves

PROJETO: Atuação do enfermeiro no cuidado a pessoa idosa na Atenção Básica de Saúde no Município de Manacapuru-AM 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable