Com conteúdo dinâmico e atraente, TV UFAM retoma transmissão

“Um diálogo com a sociedade para dar visibilidade ao conhecimento que é produzido para a vida”. Com essas palavras, a professora Ítala Clay, diretora da TV UFAM, definiu o papel do veículo na cerimônia de abertura da nova programação do canal, na noite desta quinta-feira, 27, na sede do Centro de Artes da Universidade.

Totalmente repensada e reestruturada, a TV UFAM volta à atividade levando ao público programas que mostram um pouco do que é a UFAM, seus integrantes, suas ações e perspectivas.

TV UFAM volta ao ar com nova concepção TV UFAM volta ao ar com nova concepção

De acordo com a reitora, professora Márcia Perales, o processo para retomada das atividades da TV levou em conta vários aspectos, dentre eles, a concepção de TV universitária a ser adotado. “A TV é um espaço de interação com a comunidade”, afirmou. Desta forma, a nova TV UFAM foi vinculada ao Departamento de Cultura e Produção de Imagem (DCPI), da Pró-reitoria de Extensão (Proext). A contratação de servidores capacitados, a aquisição de equipamentos, a reforma do prédio da TV e a construção da nova grade de programação foram outros aspectos indicados pela gestora. “Foi um trabalho árduo, necessário. E a partir de hoje a programação vai se apresentar de forma diferente, bem interessante e atraente. E acredito que as pessoas vão gostar”, revelou.

A partir de pesquisas e estudos, a TV UFAM foi sendo reconstituída, desde a sua marca e linguagem até ao conteúdo a ser transmitido. “A ideia é colocar em destaque a diversidade que existe na Universidade”, explicou a professora Ítala Clay, diretora do DCPI, que responde pela TV UFAM. Segundo a professora, a nova TV UFAM se apresenta como mais uma forma da Universidade dialogar com a sociedade. “Com a TV, esperamos que as pessoas percebam que o conhecimento é produzido para elas, para a vida”, contou.

Profa. Ítala Clay em performance com Grupo de Teatro do Caua Profa. Ítala Clay em performance com Grupo de Teatro do Caua Em pronunciamento, o vice-reitor da UFAM, professor Hedinaldo Lima, lembrou o período que antecedeu a decisão de interromper a transmissão do canal da Instituição. “Foi um momento difícil, mas também necessário”, disse. “Fizemos aquilo já com a certeza de que trabalharíamos de forma redobrada para retomarmos a programação da TV UFAM já com outras condições”, declarou. O professor agradeceu o empenho da equipe de profissionais da TV e parabenizou a todos pela qualidade do trabalho desenvolvido.

Para o pró-reitor de Extensão, professor Frederico Arruda, o esforço coletivo tornou realidade o retorno da TV UFAM. Ele citou como exemplo a atuação do Conselho de Gestão da TV UFAM, o qual fora criado para apresentar a proposta de TV universitária que tivesse as características que pudessem atender as demandas e expectativas crescentes da comunidade universitária e da sociedade. “Houve uma solidariedade muito grande dos componentes do grupo, tanto é que chegamos a algumas conclusões e pudemos apresentá-las à administração superior da Universidade”, expôs.

Programação

Público prestigia a banda PuxirumPúblico prestigia a banda PuxirumA nova grade de programação da TV UFAM é composta por quadros como o “Eu na UFAM”, onde pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica relatam suas experiências no ambiente da Universidade. A sétima arte também estará presente na grade. Com o Cine Narciso Lobo, apreciadores do cinema poderão ver filmes e entrevistas de produtores locais.

A TV UFAM também terá espaço para a informação. O “UFAM em Pauta” contará com a participação de estudantes do curso de Jornalismo relatando os fatos do dia a dia acadêmico. Além disso, em “Bastidores”, o público conhecerá um pouco mais do processo que levou a revitalização da TV. Haverá também a apresentação de clipes, como o da banda Puxirum, formada por músicos da própria UFAM, totalmente produzido pela equipe do canal universitário.

A programação completa será exibida de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h, e no horário nobre, das 20h às 23h. No domingo, o público pode acompanhar a TV das 12h às 20h, no canal 8 da Net Digital.

Parcerias

Retomada a transmissão, o plano é que a comunidade acadêmica participe ativamente das ações da TV UFAM. Segundo a reitora, será lançado o edital que selecionará interessados em apresentar programas nas suas áreas de conhecimento. “Com o edital, a comunidade poderá ser protagonista e idealizadora de programas para a TV, mas, na verdade, essa participação já está acontecendo”, afirmou.

O evento de abertura da nova programação da TV UFAM contou com apresentações do Grupo de Teatro do Caua e da banda Puxirum.