Comemoração ao Dia do Servidor: corrida, caminhada, confraternização e qualidade de vida

"Servir com qualidade e excelência é o nosso compromisso. Parabéns aos homens e mulheres que com determinação, ética e  trabalho competente engrandecem o Nosso Maior Patrimônio"

O ponto de largada do percurso de 3,5 km, ao lado do Centro de ConvivênciaO ponto de largada do percurso de 3,5 km, ao lado do Centro de Convivência

Em homenagem ao dia do servidor público, comemorado em 28 de outubro, a Universidade Federal do Amazonas promoveu nesta quinta-feira, 27, a terceira edição da Corrida e Caminhada do Servidor Público, com a participação de mais de 250 pessoas. Foram 12 premiações, distribuídas nos percursos de 3,5 e 7 km nas categorias masculino e feminino.

A reitora, professora Márcia Perales, premiou os vencedores e destacou a importância do caráter de confraternização da competição. “Nós, servidores públicos federais, devemos comemorar com orgulho este dia. Trabalhamos em uma área estratégica de desenvolvimento da sociedade, que é a educação, e atuamos em prol de um serviço de qualidade, que faz a diferença na vida das pessoas. Por isso, considero que temos muito a celebrar”, disse.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) organiza o evento desde 2014. Segundo a pró-reitora, professora Kathya Thomé Lopes, o objetivo de congraçamento entre os servidores da Universidade tem sido alcançado com essa atividade. A professora também falou sobre a novidade desta edição. "A novidade para este ano é que acrescentamos um percurso de 7 km, além do tradicional de 3,5 km. Isso mobiliza ainda mais os atletas que já se preparam ao longo do ano. É um desafio maior para eles", afirmou.

Todos os participantes, ao completarem o percurso e chegarem ao hall da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), receberam uma camisa com a marca da corrida e uma medalha de participação. Os que subiram ao pódio, 12 ao todo, foram agraciados com mais um troféu e mais um kit da campanha institucional Ufam, Eu Cuido! contendo camisa, squeeze, marca-página, lixeirinha para carro, caneta e ecobag.

A lista completa de participantes estará disponível na página da Progesp em breve.

Vencedores

Os primeiros colocados em cada categoria, da esquerda para a direita: feminino e masculino de 7 km; e feminino e masculino de 3,5 km.Os primeiros colocados em cada categoria, da esquerda para a direita: feminino e masculino de 7 km; e feminino e masculino de 3,5 km.

Na categoria feminino do percurso de 7 km, venceu a professora Alcinira Farias, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). "Tive um avanço grande em relação a 2015, quando o percurso foi a metade e eu cheguei em 6º lugar. Isso é resultado de uma dedicação diária à corrida. Treino numa pista de atletismo e faço parte de um grupo de corrida", declarou.

No mesmo percurso de 7 km, venceu o professor Afrânio Neves, do Centro de Educação a Distância (CED). Essa foi a consagração do tricampeonato. Ou seja, em três edições da corrida e caminhada, ele conquistou o lugar mais alto do pódio. "Faço triatlo, que exige preparo físico porque envolve natação, corrida e pedalada. Também faço aquatlon na FEFF [Faculdade de Educação Física e Fisioterapia] e participo de competições externas", enumerou o docente.

Já no percurso tradicional, de 3,5 km, a vencedora foi a TAE Iolanda Feitosa, da Biblioteca Central, que completou a prova em 19 minutos. "Apesar de não estar treinando corrida, eu jogo basquete e faço parte da Federação Amazonense Master no esporte", informou.

Maike Ribeiro, TAE lotado na Pró-Reitoria de Administração (Proadm), conquistou o primeiro lugar no percurso de 3,5 km. Também foi destaque no masculino Jayme Bartolotti. Mesmo no grupo "pipoca" - de quem não é servidor - ele ficou satisfeito em participar da corrida pela segunda fez. Jayme é cadeirante e aluno do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde). "Corro numa bicicleta adaptada de 20 quilos. Precisei de muita força para concluir o percurso", relatou o jovem.

Preparação Servidores se prepararam para a competiçãoServidores se prepararam para a competição

A diretora do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Progesp, professora Nikeila Conde, diz que neste terceiro ano a proposta continua sendo a de incentivar a prática de atividade física. Disse ainda que a Pró-Reitoria tem turmas de servidores que praticam caminhada e se preparam para a competição.

Mas não é apenas na Progesp que se tem investido mais em práticas desportivas.  Nas Pró-Reitorias de Administração e de Planejamento (Proadm e Proplan), quatro servidores se reuniram e criaram um grupo de corrida, chamado "Papa Léguas". Eles correm na estrada do Campus antes do expediente. O avanço foi evidente. Maike Ribeiro, lotado na Proadm, conquistou o primeiro lugar no percurso de 3,5 km, com tempo de 13 minutos. "No ano passado eu fiquei em 10º, e começamos a nos preparar há quase um ano, e deu certo", festejou.