Comunicado à Sociedade Amazonense: concluída a primeira etapa do novo HUGV

A Universidade Federal do Amazonas informa com imensa satisfação que a primeira etapa da construção do Novo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/UFAM) está concluída. O complexo hospitalar possuirá aproximadamente 35 mil metros quadrados de área construída que abrigará: 300 leitos (o dobro da capacidade atual), 11 salas de cirurgia, centro diagnóstico, um heliponto, dentre outros, que darão o suporte necessário para potencializar as suas atuais atividades assistenciais e acadêmicas, além da oferta de novos serviços à sociedade, quando da finalização de toda a obra do Novo HUGV.

A conclusão desta primeira etapa torna realidade um sonho de mais de 30 anos da sociedade amazonense. Concretizá-lo exigiu mais que investimentos financeiros. Foi necessária também uma extraordinária ação coletiva, ainda em curso.

As medidas para colocar esta nova estrutura em funcionamento, sem causar riscos a pacientes e servidores, já vêm sendo adotadas gradativamente.

A mudança para o novo prédio do HUGV exigirá a interrupção de novas internações e procedimentos médicos, no período de 05 de novembro a 10 de dezembro de 2016. Os atendimentos do Ambulatório Araújo Lima, bem como os serviços àqueles pacientes que se encontram internados, serão mantidos.

Tal medida é necessária para que sejam efetuados: o traslado do mobiliário, a instalação de equipamentos (tomógrafos, raios x, ressonância nuclear magnética etc.), a realização de limpezas (fina e ultrafina) necessárias à adequada higienização, além dos procedimentos de análise bacteriológica das unidades críticas, em estrita observância à legislação vigente. A partir do dia 16 de dezembro, o novo HUGV passa a atender a sociedade.

Convictos da significativa conquista coletiva alcançada, agradecemos o apoio de todos que contribuíram e que reconhecem o importante papel histórico do Hospital Universitário Getulio Vargas, em especial aos seus servidores que, apesar das adversas condições de trabalho decorrentes da realização da obra, mantiveram os relevantes serviços do HUGV em funcionamento.

Manaus, 27 de Outubro de 2016

Márcia Perales Mendes Silva