Programa Fulbright divulga oferta de bolsas de doutorado-sanduíche

São 20 bolsas em comemoração aos 60 anos da Fulbright no Brasil.

Abertura do evento foi conduzida pelo Assessor de Relações Internacionais da UFAM, professor Naziano FilizolaAbertura do evento foi conduzida pelo Assessor de Relações Internacionais da UFAM, professor Naziano FilizolaPromovida pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFAM (ARII), a palestra voltada a divulgar o novo Programa de doutorado-sanduíche nos Estados Unidos ocorreu na manhã desta sexta-feira, 21, e foi proferida pelo diretor de Programas da Comissão Fulbright no Brasil, Bruno Betat.

Mais de 3500 brasileiros beneficiados

Durante a apresentação, ele ressaltou que mais de 3500 brasileiros já foram beneficiados pelo Programa; destacou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a antropóloga e ex-primeira-dama da República Ruth Cardoso e o ex-presidente do Supermo Tribunal Federal Joaquim Barbosa como personalidades brasileiras que já tiveram estudos apoiados pela Fulbright e expôs os objetivos do novo Programa. “Nosso objetivo é fortalecer as parcerias acadêmicas, desenvolver amizades. Com este novo programa, reservado a candidatos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, pretendemos também aumentar a diversidade de pesquisas para enfrentar problemas que acometem toda a humanidade,” declarou o palestrante.

Critérios de participação

Palestrante Bruno Betat deu dicas de como participar da seleção para o doutorado-sanduíche do Programa FulbrightPalestrante Bruno Betat deu dicas de como participar da seleção para o doutorado-sanduíche do Programa FulbrightO palestrante ressaltou ainda critérios de participação e apontou a elaboração da Carta de Recomendação como a principal dificuldade dos candidatos. “Para participar, tem que ser brasileiro; não pode ter dupla cidadania; tem que morar no Brasil e demonstrar proficiência em inglês. De uma forma geral, vocês devem preencher um formulário que está em nossa página on line; apresentar o projeto de pesquisa e uma carta de recomendação. Mas pensem bastante sobre quem vai redigir essa carta de recomendação, pois tem que ser alguém que conheça você, que conheça seu trabalho e que consiga dar exemplos concretos do seu objeto de pesquisa. Percebemos muita dificuldade nesse quesito”, observou o palestrante.

O Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFAM, professor Naziano Filizola, incentivou os alunos da UFAM a participarem da seleção. “Quando alunos da UFAM participam de iniciativas como esta, engrandecem o nome da instituição. Ousem e não vejam no curto período de inscrição um obstáculo. Se tiverem dificuldade ou precisarem de orientação, procurem a Assessoria de Relações Internacionais, no Prédio da Reitoria, que faremos o possível para ajudá-los. Não deixem passar essa oportunidade”.

Oportunidade

A doutoranda em Educação Jacy Alice Grande de Soledade enxerga no Programa a oportunidade para enriquecer sua tese. “Pesquiso educação especial, mais precisamente, deficiência intelectual na primeira infância, relacionada à Lei da Inclusão, promulgada há um ano aqui no Brasil. Ir aos Estados Unidos seria uma excelente oportunidade para observar como a educação especial é tratada lá e dessa forma, expandiria meus conhecimentos teóricos e práticos para a minha tese” declarou a doutoranda.

O Programa de Intercâmbio educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América foi criado em 1946, por Lei do Senador J. William Fulbright. Durante toda a sua existência, o programa já concedeu mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e ensino a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.

A palestra aconteceu no Auditório Rio Negro do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho. As inscrições para o Programa Fulbright vão até 16 de novembro. Mais informações no site http://fulbright.org.br/comissao/

Confira notícia relacionada:

UFAM realiza palestra sobre novo Programa de Doutorado Sanduíche no dia 21 de outubro