Eixo Energia Elétrica encerra atividades na campanha institucional “Ufam, Eu Cuido!”

Em cinco dias de atividade e 160 participantes, objetivo é usar as sugestões para melhorar as ações de gestão da energia elétrica na Universidade.

Finalistas de Engenharia Elétrica coordenaram as açõesFinalistas de Engenharia Elétrica coordenaram as açõesEficiência energética. Esse termo, que parece difícil à primeira vista, pode ser traduzido em ações simples e cotidianas para reduzir o desperdício, economizar recursos e proteger o meio ambiente. Sob a coordenação do professor Rubem Souza, o eixo Energia Elétrica encerrou nesta quinta-feira, 20, suas atividades na campanha “Ufam, Eu Cuido!”.

As atividades foram realizadas desde a última segunda-feira, 17, e incluíram exibição de vídeos para sensibilizar o público quanto à economia de energia elétrica a partir de atitudes simples e eficazes. Além disso, os participantes preencheram um formulário com dúvidas e sugestões para a redução do consumo na Ufam. Nesses quatro dias, foram coletadas 160 opiniões.

“As respostas serão usadas na definição das próximas ações do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico [CDEAM]. Recebemos alunos e hoje o enfoque é nos trabalhadores da empresa de conservação e limpeza. Eles têm papel fundamental para reduzir o desperdício, porque trabalham nos locais onde existem equipamentos como ar condicionado, lâmpadas e computadores”, esclareceu o professor Rubem Souza, que também é gestor do CDEAM.

Maria Oliveira, 48, trabalha na empresa de conservação há mais de um ano. Ela atua no Laboratório de Estatística do Instituto de Ciências Exatas e nos banheiros públicos daquele setor. “Faço a limpeza da sala de uma a duas vezes por dia. Sempre que não tem ninguém nos lugares, eu desligo as luzes. As discas que eu aprendi vão ajudar não só no meu trabalho, mas a economizar mais ainda na minha casa. Antes de dormir, já desligo todas as luzes”, informou.

Autoavaliação

Três finalistas do curso de Engenharia Elétrica - Eletrotécnica apresentaram os cinco eixos temáticos da campanha e os vídeos de sensibilização. Lorena Monteiro, 22, Jadson Rodrigues, 21, e Karen Melo, 21, explicaram o trabalho realizado durante o estágio no CDEAM. “Fizemos o diagnóstico das instalações elétricas do prédio Engenheiro Nelson Ribeiro Porto, dos auditórios da Faculdade de Tecnologia e da Subestação da FT”, disseram os voluntários.

Trabalhadores da empresa de conservação e limpeza receberam dicas que ajudam a economizar energiaTrabalhadores da empresa de conservação e limpeza receberam dicas que ajudam a economizar energia

Esses estudos são importantes para avaliar a eficiência energética dos equipamentos, mas as pessoas também precisam mudar de atitude para reduzir o desperdício. “Quando fomos ao ICHL [Instituto de Ciências Humanas e Letras] colar os adesivos, encontramos um bloco inteiro de salas de aula com todas as lâmpadas e os condicionadores de ar ligados”, informaram.

Os vídeos apresentados mostraram número de consumo de energia elétrica na Ufam. Em 12 meses, são gastos 12 Mega Watts somente no Campus. Isso corresponde a 20% do consumo do interior do Amazonas. Com o valor pago em contas, seria possível, de acordo com diretor do CDEAM, pagar 1.111 bolsas de monitoria.

Além disso, a energia utilizada na cidade de Manaus tem origem em fontes poluentes, como hidrelétricas e termelétricas. Esses empreendimentos causam impactos ambientais, agravando o efeito estufa pela emissão de poluentes e gerando prejuízos para fauna e flora. Ou seja, os impactos são mais graves do que a sobrecarga no fornecimento e o aumento da conta.

A mensagem principal do vídeo da Eletrobras, que trouxe dicas sobre redução do consumo no cotidiano das residências, foi a de que não é deixando de usar os aparelhos que se economiza, mas na mudança de atitude: se ligar/desligue, se acender/apague, se não precisar/não use.