Inicia a 19ª edição do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

 
Evento teve solenidade de abertura realizada na noite deste domingo, 16, no Tropical Hotel, e reúne, até o próximo dia 21 de outubro, mais de setecentos profissionais da área para discutir a biblioteca universitária como agente de sustentabilidade institucional.
 
Componentes da mesa de honra da solenidade de aberturaComponentes da mesa de honra da solenidade de abertura
Com 38 anos de existência, esta é a primeira vez que o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) ocorre em Manaus. A décima nona edição tem como tema "A biblioteca universitária como agente de sustentabilidade institucional". Para demonstrar a relevância das temáticas abordadas no evento, a presidente do XIX SNBU, professora Célia Simonetti, afirma que não existe um projeto de formação humana sem a presença de uma biblioteca. "Por acreditarmos que as bibliotecas sejam indispensáveis para a formação dos indivíduos, nós queremos discutir qual é o papel da biblioteca nos projetos institucionais. Para isso, nós trouxemos 18 palestrantes, sendo 6 do exterior e o restante do Brasil. Foram inscritos 348 trabalhos, entre trabalhos orais e aprentação em pôsteres, mas só pudemos selecionar 170 porque o espaço só acomodava essa quantidade e isso demonstra que o evento é muito bem-sucedido", destacou a presidente do evento.
 
Lançamento do  Repositório institucional da Região Norte
 
Embora a solenidade de abertura tenha sido realizada neste domingo, 17, desde o sábado foram realizadas 16 reuniões técnicas, oportunidade em que foi lançado o primeiro repositório institucional da Região Norte, que disponibiliza acesso virtual às produções universitárias. "Esse lançamento é resultado do esforço de unir as universidades da região norte sob a égide deste repositório que está depositado no espaço virtual da UFAM", comemorou professora Célia Simonetti.Solenidade de abertura contou com apresentação musical do Grupo Madrigal, da UEASolenidade de abertura contou com apresentação musical do Grupo Madrigal, da UEA
 
Durante a solenidade de abertura do XIX SNBU, a reitora da UFAM,  professora Márcia Perales, agradeceu apoios e parcerias e elogiou o desempenho da Diretora da Biblioteca Central na presidência do Seminário Nacional. "Sabemos que a realização deste evento em Manaus se deve à decisão do encontro anterior e ao papel que a Universidade Federal do Amazonas tem nesse processo. Sabemos também que não é fácil presidir um evento desse porte e, a professora Célia Simonetti, diretora da nossa Biblioteca Central, desde que assumiu a direção da biblioteca Central da UFAM, há mais de três anos, tem tido iniciativas muito importantes e bem-sucedidas. Minhas felicitações por ter coordenado tão bem junto com a sua equipe e parceiros todo esse processo com quantitativo expressivo de pessoas inscritas, de trabalhos a serem apresentados, tanto do Brasil quanto do exterior. Isso significa para nós um ganho importante. Além de estarmos na coordenação desse processo, abrimos a possibilidade para que centenas de profissionais da área possam também estar aqui para participar e atualizar conhecimentos", ressaltou a reitora. 
 
Presidente do XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), professora Célia Simonetti, durante abertura do eventoPresidente do XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), professora Célia Simonetti, durante abertura do eventoEla também fez alusão ao lançamento do repositório institucional. "O Repositório é fruto do trabalho de muitas pessoas. Para termos isso atualizado, é  exigida uma série de procedimentos prévios e um nível de organização muito grande, mas o resultado é que com o Repositório lançado vamos poder ter acesso digital a trabalhos importantes, socializar a informação e colocar resultados de pesquisa à disposição das pessoas". 
 
O  Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, professor Raimundo Martins de Lima, também elogiou o empenho da Comissão organizadora do Seminário. "Minha gratidão e reconhecimento às colegas pelo feito diante de um cenário econômico desanimador. Aproveito para convidar a todos para visitarem o estande do Conselho Federal de Biblioteconomia e para as atividades relacionadas à contribuição do Bibliotecário no processo de comunicação científica e acerca dos atuais desafios da Biblioteconomia".  
 
Após a solenidade de abertura, a conferencista norte-americana Courtney Young afirmou que  projetos de sustentabilidade de Bibliotecas Universitárias têm que passar pela consciência do bibliotecário na inserção dessa temática. "O aspecto mais importante hoje é compartilhar informação, mas não apenas no âmbito regional ou nacional, mas colocar todo o conhecimento produzido para ser acessado internacionalmente", ressaltou a palestrante. Pesquisadora norte-americana Courtney Young realizou a conferência de aberturaPesquisadora norte-americana Courtney Young realizou a conferência de abertura
 
Atualização de conhecimentos 
 
Profissionais da área de Biblioteconomia e Arquivologia, Ana Cláudia Moura e Rosineide Lima de Amorim foram atraídas pelo assunto Repositórios institucionais digitais. Ana Cláudia Moura trabalha com a reestruturação do arquivo da Coencil, uma empresa com mais de 40 anos de atuação na área de imóveis. Ela acredita que o evento trará informações valiosas de como estruturar  repositórios digitais institucionais para implantar na organização em que atua. "Embora seja um evento voltado para a temática de bibliotecas universitárias, sei que os conteúdos ministrados sobre os repositórios institucionais ajudarão bastante minhas atividades profissionais na empresa do ramo imobiliário em que atuo. Como o evento acontece aqui em Manaus eu não poderia perder essa oportunidade".
 
Rosineide Lima de Amorim trabalha gerenciando uma rede de bibliotecas no Senac. "Esse evento contribui para minha atualização profissional. No SENAC atuamos com educação profissional, mas também estamos iniciando com a faculdade este ano. Temos bibliotecas na capital e nos municípios de Parintins, Coari, Tefé , Itacoatiara e Manacapuru. O que mais me chamou atenção nesta edição do SNBU foi a programação voltada a abordar os repositórios institucionais, o tema mais desafiador da área atualmente". 
 
Profissionais da área de Biblioteconomia, Ana Cláudia Moura e Rosineide Lima de Amorim, aproveitam a programação do XIX SNBU para atualizar conhecimentos na áreaProfissionais da área de Biblioteconomia, Ana Cláudia Moura e Rosineide Lima de Amorim, aproveitam a programação do XIX SNBU para atualizar conhecimentos na áreaProgramação do XIX SNBU
O evento ocorre até o próximo dia 21 de outubro. A cada dia do evento é abordado um subtema. Nesta segunda-feira, 17, será discutido o papel da gestão do sistema de bibliotecas. Na terça-feira, 18, a discussão segue com a questão social da biblioteca e o palestrante convidado é o bibliotecário do Senado Federal. Na quarta-feira, 19, a pauta é o impacto tecnológico no desenvolvimento das bibliotecas universitárias. Na quinta e na sexta-feira estão agendadas diversas visitas técnicas às bibliotecas do Estado do Amazonas. Confira programação completa em http://www.snbu2016.com/
 
 
 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable