Departamento de Química promove Olimpíada para escolas do Ensino Médio

Em sua 14ª edição, a Olimpíada Amazonense de Química está com inscrições abertas até o dia 15 de abril para as escolas públicas e privadas de Ensino Médio de Manaus. Os estudantes passam por um exame seletivo nas próprias escolas como primeira fase e em seguida, por exames da Olimpíada, organizada e promovida pelo Departamento de Química da UFAM, como segunda fase do processo seletivo a ser realizado no dia 27 de abril no Setor Norte da Universidade.

A Olimpíada Amazonense de Química - OAQ vem crescendo a cada ano. É um projeto de grande importância para ensino no Amazonas, pois tem a participação de escolas públicas e particulares de Ensino Médio da capital e interiores do Estado e faz parte do Programa Nacional de Olimpíadas de Química. Em 2012 a OAQ classificou alunos que foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas na Olimpíada Norte e Nordeste (ONNeq), na Olimpíada Brasileira de Química e na Brasileira de Química Júnior.

“A Olimpíada de Química é um projeto PIBEX que tem como objetivo a aproximação e o encantamento dos alunos do ensino médio com a ciência Química” comenta a professora Tereza Cristina de Oliveira, coordenadora do projeto. Desta forma, a OAQ é parte imprescindível de um dos eventos de maior divulgação e desmistificação da Química, que busca descobrir e motivar jovens talentos no campo da Química, bem como aflorar a vocação acadêmica na Química, além do incentivo para o sucesso profissional.

No dia 23 de março foram iniciadas as atividades com a reunião de professores representantes das escolas de Manaus, para apresentar o material de divulgação e o calendário da edição deste ano das Olimpíadas. Estiveram presentes 57 professores de escolas públicas e 10 professores de escolas particulares.

Durante a cerimônia de premiação dos melhores colocados no Processo Seletivo Contínuo de 2013 realizada em janeiro, alunos que participaram e foram destaque da OAQ 2012 ficaram entre os primeiros colocados nos cursos de Medicina e Engenharia Civil.

Consulta e acesso ao calendário e formulário para inscrição das escolas no site HTTP://oaq.ufam.edu.br.