UFAM realiza seminário “Violência & Gênero no Amazonas” de 19 a 21 de outubro

Em homenagem aos 10 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11340/2006), ocorre nos dias 19, 20 e 21 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES); no Auditório Rio Negro, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL); e nas salas de aula da Faculdade de Direito (FD), o Seminário Violência & Gênero no Amazonas”.

Resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o programa de extensão Observatório da Violência de Gênero no Amazonas (OVGAM), o evento terá a presença da socióloga e consultora da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, Wânia Pasinato, que realiza a conferência de abertura “Dez anos da Lei Maria da Penha. Entre a quebra de paradigmas e os desafios da abordagem de gênero no acesso à justiça” e o lançamento do livro “E se eu fosse puta?”, da escritora, ativista travesti e doutoranda em Literatura pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Amara Moira.

Mapa da violência

Outro destaque é o lançamento do Mapa da Violência de Gênero no Amazonas e a apresentação do aplicativo OVGAM-app, que disponibiliza dados do Observatório, segundo a professora do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Ufam, Flávia Melo, que coordenou o programa de 2012 a 2015.

“O mapa é o resultado de anos de trabalho e permitirá conhecer mais sobre a violência praticada contra mulheres no Amazonas e a relação delas com o sistema de justiça, especialmente as delegacias de polícia no interior do Estado”, relata a docente.

Inscrições

Os interessados em participar devem preencher o formulário e delimitar as atividades que realizarão. Para os inscritos no minicurso, será obrigatória a doação de um quilo (1kg) de alimento não perecível, o qual será doado para uma instituição de caridade a ser informada pela coordenação do evento.

Os participantes que realizarem as suas inscrições até o dia 17 de outubro, irão receber, ao fim do seminário, um certificado de participação.

Os participantes dos Grupos de Trabalho devem se inscrever no formulário, anexando seu arquivo até segunda-feira (10), seguindo os requisitos apresentados no item 3 do Edital. Em caso de terem os trabalhos aceitos, os inscritos estarão automaticamente participando dos demais eventos deste seminário.

Para mais informações, acesse o Edital.