UFAM é credenciada para aplicar exame argentino de proficiência em Língua Espanhola (CELU)

Universidade Federal do Amazonas passa a ser a primeira instituição da região Norte a oferecer mais de uma oportunidade de obtenção de proficiência na Língua Espanhola.

As conferencistas  Bárbara Del Prato e Gabriela Kriekeberg detalharam as exigências para se submeter ao CELU, exame argentino de proficiência em Língua EspanholaAs conferencistas Bárbara Del Prato e Gabriela Kriekeberg detalharam as exigências para se submeter ao CELU, exame argentino de proficiência em Língua EspanholaHá mais de uma década como centro aplicador e examinador do exame que confere o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) – outorgado pelo Ministério de Educação da Espanha – a Universidade Federal do Amazonas passa a aplicar o exame para a obtenção do Certificado de Espanhol, Língua e Uso (CELU), outorgado pelo Ministério da Educação da Argentina e que é  aceito pelo Ministério da Educação do Brasil a partir de 2005.

Existente desde 2004, o CELU é um exame de domínio da Língua Espanhola que avalia competências linguísticas, considerando o uso geral da língua com diferentes propósitos. Com a aplicação do exame na UFAM, estudantes de graduação, pós-graduação, de mobilidade internacional e demais interessados têm a oportunidade de obter uma certificação prestigiada internacionalmente.

Aplicação do exame

Trata-se de uma conquista de toda a UFAM que contou com a contribuição dos professores de Língua Espanhola e da Assessoria de Relações Internacionais. Os exames são realizados regularmente nos meses de junho e novembro. Na UFAM, o exame está sob responsabilidade do professor Wagner Barros Teixeira, na Unidade de Manaus, e do professor Solano Guerreiro, na Unidade da UFAM em Benjamin Constant (Instituto Natureza e Cultura (INC), onde são oferecidos o curso de Língua e Literatura Espanhola. A primeira aplicação está prevista para junho de 2017. “Com a aplicação do exame pela UFAM, a parte linguística tem um ganho muito grande para nossos alunos de Letras – Língua e Literatura Espanhola. Já aplicamos o DELE, que recebe cerca de 20 alunos nas duas convocatórias anuais, que ocorrem em maio e novembro. Com o CELU, esperamos ampliar essa demanda, que é uma das ações do Consórcio ELSE – um grupo que reúne dois terços das universidades nacionais argentinas – o que abre possibilidade de parcerias com as universidades integrantes do Consórcio. Como ainda existem trâmites administrativos a serem cumpridos, a expectativa é que realizemos o primeiro exame do CELU aqui na UFAM na convocatória de junho do próximo ano”, declarou o coordenador  do Centro CELU em Manaus, professor Wagner Barros Teixeira.

Conferência sobre o CELU

Interessados em se submeter ao exame aproveitaram para tirar dúvidas sobre o CELUInteressados em se submeter ao exame aproveitaram para tirar dúvidas sobre o CELU

Na manhã desta quinta-feira, 29,  as pesquisadoras argentinas e integrantes do Consórcio ELSE, Bárbara Del Prato e Gabriela Kriekeberg, detalharam as exigências para se submeter ao exame que certifica os níveis intermediário e avançado em Língua Estrangeira. A apresentação ocorreu no auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). “É um prazer visitar Manaus. Nosso exame tem uma estrutura diferente, uma concepção de avaliação diferenciada da aptidão linguística dos candidatos e esperamos que muitas pessoas tenham interesse em se submeter ao exame, pois conquistar uma certificação internacional em Língua Espanhola é uma experiência que enriquece todo acadêmico e profissional”, declarou a conferencista Bárbara Del Prato.

Acadêmico do curso de Língua e Literatura Espanhola, Dalmo da Silva Ribeiro acredita que o evento de divulgação do exame é importante por mostrar o quanto a UFAM prima pela qualificação dos estudantes da instituição e de demais candidatos que buscam a certificação internacional. “É essencial adquirir o certificado, pois isso aprimora nosso aprendizado e também nos qualifica para o mercado de trabalho, que acredito que seja nosso foco principal”, afirmou o aluno.

Inscrições

Para inscrições e demais informações, os interessados devem acessar o site http://www.celu.edu.ar