Ufam é a primeira instituição do Norte a aplicar duas provas de proficiência na Língua Espanhola

A partir da quinta-feira (29), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) passa a ser a primeira Instituição da região Norte a oferecer mais de uma oportunidade de obtenção de proficiência na Língua Espanhola aos estudantes de graduação, mobilidade internacional e outros interessados em medir seu desenvolvimento no idioma.

O Departamento de Língua e Literatura Estrangeira (DLLE) realiza no dia 29 de setembro, às 8h30, no auditório Rio Solimões, setor Norte do Campus, a conferência para divulgar o credenciamento da Ufam como centro aplicador dos exames Certificados de Español: Lengua y Uso (CELU). A atividade tem o apoio da Associação de Professores de Espanhol no Amazonas (APE-AM) e da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII).

A Ufam já é um centro aplicador e Examinador do Diploma de Español Lengua Extranjera (DELE) como resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação da Espanha. Agora, a instituição passa a aplicar o CELU, outorgado pelo Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da República Argentina.

Segundo a professora do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Rocio Del Carmen, esta é mais uma opção para que as pessoas obtenham um certificado de reconhecimento internacional. “Antes a Ufam só tinha credenciamento para outorgar o DELE, mas agora teremos o CELU e os nossos alunos terão outra oportunidade de certificação oficial para tentar intercâmbios e estudos de pós-graduação em países hispanofalantes”, afirma a professora.

Certificados de Español: Lengua y Uso

O CELU existe desde 2004, sendo o primeiro exame argentino de proficiência em Língua Espanhola. Ele possui o aval do Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da República Argentina em uma resolução conjunta com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, cujo objetivo é avaliar o desempenho de falantes não-nativos na Língua Espanhola.

O certificado é aceito pelo MEC desde 2005, como comprovação de proficiência na língua espanhola. Para que tenha essa validade, o candidato deve atingir o nível Intermediário na prova.

As provas são desenvolvidas seguindo as diretrizes do Marco Comum Europeu de Referência (MCER) do Conselho da Europa.