UFAM sedia Colóquio Internacional sobre “Religiões e Normatividades” no dia 3 de outubro

 

 

O Núcleo de Pesquisa em Política, Instituições e Práticas Sociais (POLIS), do Departamento de História da UFAM, promove no dia 3 de outubro, das 14h às 18h, o Colóquio Internacional Religiões e Normatividades no Atlântico Português (sécs. XVI – XIX). O evento ocorrerá no Auditório Rio Negro, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) – setor Norte do campus.

A conferência tem o objetivo de refletir, debater e problematizar a questão da normatividade, focando no período da Idade Moderna (séculos XVI – XIX). Através da discussão, busca-se perceber quais eram as normas que regiam a sociedade, quem ditava essas normas e se elas eram bem recebidas em todo o Atlântico Português. 

Para o professor Jaime Gouveia, um dos organizadores do colóquio, a palestra “poderá suprir uma vertente ainda pouco estudada na UFAM que é a História Religiosa do Período Moderno – sobretudo o estudo de como a normatividade eclesiástica acabou por se repercutir no tempo e deixar legados nos dias de hoje”.

A conferência é aberta ao público. Inscrições no local do evento, com disponibilização de certificado de horas complementares a ser expedido pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação em História. 

 

 

PROGRAMAÇÃO

14h – O Regimento das Missões: poder e negociação na Amazônia Portuguesa

Marcia Mello (Universidade Federal do Amazonas)

14h30 – Ratione personae, ratione materiae: os Auditórios Eclesiásticos em Portugal e no Brasil, uma comparação

Jaime Gouveia (Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar / Portuguese Centre for Global History; Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra; Universidade Federal do Amazonas)

15h – A reforma política no Brasil: as constituições do arcebispado da Bahia, 1707

João Nunes (Instituto Politécnico de Viseu)

15h30 – As questões da norma e do desvio na obra de Foucault

Davi Avelino (Universidade Federal do Amazonas)

16h – Debate

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable