FINE 2016 discute maior interação entre UFAM e setor produtivo em abertura oficial

Parceria público-privado é importante para o Estado, diz reitora.Parceria público-privado é importante para o Estado, diz reitora.Fortalecer o diálogo entre a Universidade e o setor produtivo é o objetivo do I Fórum de Inovação e Empreendedorismo (FINE 2016), promovido pela Pró-reitoria de Inovação Tecnológica, Departamento de Engenharia de Produção e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A abertura oficial do evento ocorreu na tarde de quinta-feira, 15, no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).  O Plano de Desenvolvimento do Amazonas foi tema da palestra magna.

Ao abrir as atividades do Fine 2016, a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, frisou os avanços que a Universidade tem vivenciado em relação à aproximação da Instituição com a iniciativa privada. De acordo com a gestora, por muito tempo, predominou a concepção de que estabelecer parcerias seria danoso para a instituição, pois comprometeria a sua natureza, essência e os seus objetivos.  “Avançamos muito nesse aspecto. E esse evento é paradigmático disso”, afirmou.

Ainda segundo a reitora, investir em inovação e empreendedorismo faz parte da estratégia nacional para o desenvolvimento do país e as universidades ocupam lugar de destaque nesse processo como produtoras de conhecimento. A parceria UFAM e setor produtivo oferece a ambos os caminhos e alternativas a fim de alcançar objetivos comuns. “A UFAM está cumprindo o seu papel”, declarou. “Estamos trabalhando juntos para construir outras possibilidades em direção a uma sociedade melhor”, relatou.

Representando o governador do Amazonas, José Melo, o secretário estadual de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Thomaz Nogueira, agradeceu o convite para participar do Fine e parabenizou os organizadores pela iniciativa. “Quero dizer que aqueles que se envolvem, que participam, muito provavelmente, serão aqueles sobre os quais, no futuro, as responsabilidades recairão”, disse, dirigindo-se aos estudantes presentes. “Que essa iniciativa possa se aprofundar ainda mais”, expôs.

Thomaz Nogueira defende ação conjunta entre setores para crescimento do EstadoThomaz Nogueira defende ação conjunta entre setores para crescimento do EstadoRealizadora do Fine, juntamente com o Departamento do Engenharia de Produção, a Protec é a principal via institucional para quem deseja se dedicar à inovação e ao empreendedorismo. Com mais de 100 projetos apoiados pelo Parque Científico, Tecnológico de Inclusão Social (PCTIS), a UFAM colabora, por meio da Pró-reitoria, com o desenvolvimento econômico do Estado e de centenas de famílias tanto na capital quanto no interior. Para a pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Socorro Chaves, a inovação nas universidades está estritamente ligada à pesquisa envolvendo tanto a graduação quanto a pós-graduação. “O trabalho da UFAM tem sido muito significativo”, comentou. “Não é possível produzir inovações, sejam produtos, serviços ou processos, se não houver esse ninho, essa casa do saber, que produz o conhecimento que é a base de todo o processo de inovação”, ressaltou.

Palestra de Abertura

Apresentar “O Plano de Desenvolvimento do Estado do Amazonas” foi a missão atribuída ao secretário da Seplancti, Thomaz Nogueira.

Mesmo reconhecendo os méritos do modelo Zona Franca, o secretário abordou a necessidade de ampliação da matriz econômica do Estado para sair da dependência do Polo Industrial de Manaus. “Ele será por décadas o principal fator de desenvolvimento econômico, mas é necessário agora, em que se tem relativo sucesso, ir para outro momento que é incrementar em definitivo a economia dos recursos naturais”, destacou.

Feira expõe trabalhos de produtores locaisFeira expõe trabalhos de produtores locaisSegundo Nogueira, o Amazonas possui enorme potencial em áreas como piscicultura, fruticultura, fitoterápicos, fármacos, turismo e atividades de suporte como comunicação, energia e exploração mineral. O secretário apontou o trabalho conjunto entre os segmentos partícipes como forma de dar maior qualidade ao produto local. Para ele, a interação da UFAM com o setor produtivo contribui para a obtenção desse resultado. “Estamos falando de uma produção que envolve a economia familiar e o investidor, para chegar não apenas ao mercado de subsistência de Manaus, mas para o mercado nacional e, fundamentalmente, ao internacional”, explicou.

FINE 2016

Coordenador do I Fórum de Inovação e Empreendedorismo (FINE 2016), o professor Roberto Lavor, destacou a participação dos estudantes da disciplina Gestão, Tecnologia e Projetos, do curso de Engenharia de Produção, que atuarão na realização do evento.

O Fine realiza como parte das atividades a feira de empreendedorismo onde os visitantes podem conferir e adquirir, até as 20h desta sexta-feira, 16, produtos artesanais e alimentares de produtores locais, além de conhecer um pouco do trabalho desenvolvido por grupos de pesquisa da UFAM.