Conferência "Utilização de diferentes modelos experimentais em Biologia da reprodução" abre 3º Simpósio de Experimentação animal

Pró-reitor de Extensão, professor Frederico Arruda, representou a UFAM no eventoPró-reitor de Extensão, professor Frederico Arruda, representou a UFAM no eventoRealizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas e o Instituto Leônidas e Maria Deane, o 3º Seminário de Experimentação Animal do Amazonas iniciou na manhã desta quinta-feira, 15. O evento é voltado a divulgar novas metodologias adotadas nacional e internacionalmente na experimentação animal.

Durante a solenidade de abertura do Simpósio, o diretor do INPA, Luiz Renato de França, comentou o privilégio de a Instituição desfrutar de um Biotério que é referência na região amazônica. "Nosso Biotério tem excelente estrutura e é uma das vitrines do INPA. Foi construído para funcionar em rede e temos diversas pesquisas realizadas com essa estrutura", declarou o diretor, que também proferiu a primeira palestra do evento.

O Pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Amazonas, professor Frederico Arruda, destacou que o trabalho em rede é imprescindível para o progresso da ciência. "Na Amazônia, o trabalho em rede é dramaticamente importante, seja qual for o campo científico", declarou o gestor.

O Diretor do Biotério da UFAM, Jarbas Pereira de Paula declarou que o evento é uma das várias vertentes da parceria que está sendo construída pelas instituições participantes. “Isso fortalece e desenvolve a experimentação animal do estado do Amazonas".

Atualização acadêmica

A acadêmica de Medicina Veterinária do Instituto Federal do Amazonas, Natália Cardoso de Oliveira, soube da realização do evento durante as aulas no IFAM e veio atualizar os conhecimentos na área. "Tenho muita expectativa em relação à palestra sobre a  Malária durante a gravidez pelo fato de poder ter um maior conhecimento sobre os efeitos da doença no animal em experimentação e saber a relevância desse estudo para o próprio ser humano", explicou a estudante.

A acadêmica Ísis Mônica Fontes Esteves manifestou interesse pelo evento em virtude de a experimentação animal ser algo tão necessário quanto polêmico. "Tenho Diretor do INPA, Luiz Renato de França, abordou a utilização de novos modelos  experimentais em Biologia da reprodução na primeira conferência do eventoDiretor do INPA, Luiz Renato de França, abordou a utilização de novos modelos experimentais em Biologia da reprodução na primeira conferência do eventogrande interesse na palestra sobre métodos alternativos ao uso de animais no Brasil e no mundo para conhecer não só os novos métodos e o uso de diferentes animais, como também saber das melhores maneiras de trabalhar com os mesmos. Por outro lado, a curiosidade sobre a área de reprodução  aumenta a minha expectativa na palestra ‘Utilização de diferentes modelos experimentais em biologia da reprodução’, visto que a área de reprodução, mesmo crescendo de forma bastante positiva, ainda tem muito a ser explorada, o que soma cada vez mais conhecimento ao universo acadêmico no geral", declarou a estudante.

Seminário de Experimentação Animal do Amazonas segue até esta sexta-feira, 16, no auditório do Bosque da Ciência.

Confira notícia relacionada: