ForGrad inicia com panorama da educação superior brasileira

Professor Dilvo RistoffProfessor Dilvo RistoffCom o tema “O Plano Nacional da Graduação - PNG (2004) e o Atual Cenário da Educação Superior”, o Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação (ForGRAD) promoveu nesta quarta-feira, 31 de agosto, a abertura solene do encontro anual de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior. A abertura ocorreu no auditório Eulálio Chaves e contou com a participação do reitor em exercício da Ufam, Hedinaldo Narciso Lima, e demais autoridades da área de educação superior do Amazonas.

Após 12 anos da realização do ForGrad na UFAM, a Universidade volta a sediar o evento, desta vez para aprimorar o plano que norteia todas as ações voltadas para a graduação no país. Em pronunciamento, o reitor em exercício, professor Hedinaldo Lima, fez uma breve apresentação da Instituição aos presentes e estimulou-os a trabalhar em prol de novas conquistas para a educação superior brasileira.“Por mais que o momento seja difícil, temos de pensar em avançar na graduação e na pós-graduação seja na Universidade Federal do Amazonas, seja em qualquer uma das nossas instituições públicas ou privadas. Nós temos o dever para com este país de fazer crescer a educação superior de qualidade e socialmente responsável”, disse.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação e presidente do Fórum 2016, professor Lucídio Rocha Santos, a proposta do evento é analisar, discutir, avaliar e aprimorar o Plano Nacional para a Graduação.

“Esse Plano aborda a graduação em diferentes âmbitos, como por exemplo propostas, políticas de combate à retenção e à evasão; integração do ensino presencial com o ensino à distancia, utilizando as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) no ensino de graduação, e qualificação de professores para educação básica, e para o ensino superior. Entendemos que ao fazermos a rediscussão desse documento, iremos atualizá-lo, fazendo com que o mesmo sirva como um documento de interlocução com as outras entidades de educação superior, para que assim busquemos melhorar a qualidade do ensino nas universidades brasileiras”.

Conferência de Abertura

Professor Lucídio SantosProfessor Lucídio SantosO professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dilvo Ristoff, ministrou a palestra intitulada “O Plano Nacional de Graduação e o atual cenário da educação superior: convergências e expectativas”. O preletor destacou o crescimento no acesso ao ensino superior no Brasil nos últimos anos. Segundo Ristoff, muitas pessoas acima da idade adotada pelo sistema internacional (24 anos) tiveram oportunidade de ingressar em uma faculdade. “Saímos de um sistema com pouco mais de 1,5 milhão de matrículas para 7,8 milhões. Um crescimento extraordinário”, informou, ao atribuir o maior acesso às políticas públicas que permitiram o aumento do número de vagas e de cursos na graduação em instituições públicas e também o financiamento de cursos em universidades particulares.

O professor apresentou o panorama da educação superior brasileira com dados que mostram as conquistas e os desafios a serem vencidos por profissionais da área e autoridades governamentais. De acordo com Dilvo Ristoff, estudantes ricos, brancos e oriundos de escolas particulares ainda são predominantes nas salas de aula de cursos como Medicina, Odontologia e Direito. Ele citou a permanência como um dos desafios a ser enfrentado na atualidade para garantir a universidade seja mais democrática e inclusiva e representativa da realidade da população brasileira.

Mesa de aberturaMesa de abertura

“O fato está a exigir de nós novas estratégias pedagógicas, acadêmicas e políticas de apoio à permanência no campus para que a realidade não expulse aqueles que as boas políticas lá colocaram”, expôs, indicando o uso de novas tecnologias e a luta por mais verbas para a área como formas de solucionar a questão. “A vida de uma universidade só vale a pena se tiver a arte, a ciência e a justiça social. O belo, o verdadeiro e o justo como seus compromissos inarredáveis”, finalizou.

Compuseram a mesa de abertura do evento, além do reitor em exercício e do pró-reitor de Ensino de Graduação da UFAM, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Antônio Venâncio Castelo Branco, o reitor do Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra), Valdemar Sjlender, a gerente de formação da Seduc, Adriana Moreno (representando o secretário Estadual de Educação do Amazonas, Algemiro Ferreira Lima Filho), o diretor da Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Liomar Lins Pimenta e do vice-presidente do ForGRAD, Cleverson Pereira de Almeida, da Universidade Presbiteriana Makenzie.