UFAM financia projetos de jovens professores doutores da instituição

Trata-se de um Programa Piloto do Governo Federal. Reunião de apresentação será na sexta-feira (2), no Centro Administrativo

A Universidade Federal do Amazonas, através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), realiza nesta sexta-feira (2), às 10h, no auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp), térreo do Centro Administrativo, setor norte do Campus, uma reunião de apresentação do Programa de Financiamento de Projetos de Pesquisa para Jovens Professores Doutores da UFAM (Programa Jovem Doutor - UFAM/ Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC).

Serão projetos de 24 meses de duração, que receberão financiamento nas faixas de R$ 20mil, R$ 40mil e R$ 60mil para professores que obtiveram o título de doutor entre julho de 2011 e agosto de 2016. O montante a ser investido pelo MCTIC é de R$ 1,5 milhão, em dois anos. A UFAM irá conceder R$ 150mil, como contrapartida para incentivar a publicação de artigos que resultarem dos projetos apoiados.

Os projetos para financiamento deverão ser enquadrados nas seguintes áreas prioritárias, definidas pelo MCTIC e pela UFAM: Segurança Alimentar; Segurança Hídrica; Segurança Energética Sustentável; Segurança Cibernética; Comunicação, Educação e Tecnologias Sociais; Biotecnologia, Medicamentos e Fármacos; e Políticas Públicas e Sociedade.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professor Gilson Vieira Monteiro, o Edital do Programa será lançado na reunião de apresentação do Programa de financiamento nesta sexta-feira (2), para coordenadores de programas de pós-graduação, diretores de unidades e jovens professores doutores.

Este programa tem por objetivo a fixação de jovens professores doutores em universidades públicas e a sua consolidação como pesquisadores. Trata-se de um Programa Piloto da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, que envolve a UFAM e a Federal da Bahia. Caso o programa seja bem avaliado, será transformado em política pública a partir de 2017, para todas as universidades federais.

Para o professor Gilson Vieira Monteiro, o Programa Jovem Doutor veio em um momento importante para os programas de pós-graduação da UFAM. “Esse Programa, além de ser financiado, é fundamental porque vamos tentar aumentar a base de doutores que tenham publicações, e que orientem e desenvolvam projetos de pesquisa dentro da instituição. É uma espécie de iniciação cientifica e tecnológica depois da graduação”.