UFAM complementa bolsas com recursos próprios

Programa Intensivo de Otimização Financeira permitiu decisão institucional

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), divulga o resultado final da seleção de bolsas do Programa de Iniciação Científica da Instituição. O resultado inclui as bolsas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela própria UFAM. Confira a lista dos estudantes selecionados em anexo.

O Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Amazonas 2016/2017 sofreu redução de cerca de 41% no número de bolsas em decorrência da decisão da FAPEAM, em reduzir em 50% o número de bolsas de iniciação científica concedidas a todas as instituições, inclusive à UFAM, bem como da decisão do CNPq que reduziu em 22% o número de bolsas de iniciação científica concedidas às IFES. Com os cortes implementados, o número de bolsas caiu de 812 no período 2015/2016 para 476 no período 2016/2017.

A fim de garantir que cada docente que teve projeto aprovado recebesse ao menos uma bolsa, a Administração Superior da UFAM decidiu complementar com 71 bolsas o Programa de Iniciação Científica. Para tanto, serão aportados dos recursos da Universidade aproximadamente 350 mil (R$ 175 mil em 2016 e R$ 175 mil em 2017). O que permitiu este aporte foi o Programa Intensivo de Otimização Financeira da UFAM, posto em prática desde 2014 para enfrentar os cortes ocorridos no Orçamento da Instituição.

De acordo com a Reitora da UFAM, Márcia Perales Mendes Silva, a decisão institucional, em época de cortes de verbas, inclusive com o anunciado corte de 22% no Orçamento de 2017, expressa o reconhecimento da importância da Iniciação Científica para a formação dos estudantes de graduação. “Não há como assumirmos as 336 bolsas cortadas pela FAPEAM e pelo CNPq, mas, asseguramos um aporte de recursos para que cada um dos pesquisadores solicitantes de projetos de Iniciação Científica que demandaram bolsas, contem, pelo menos, com o incentivo de uma bolsa do Programa de Iniciação Científica”.

Orientações aos Selecionados

A Propesp informa que o prazo de entrega de documentos para os bolsistas da FAPEAM será nos dias 18 e 19 de agosto de 2016, das 08h30 às 11h30 e 13h30 às 16h, na Sala de Treinamento da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), situada no térreo do Centro Administrativo (Reitoria).

Para agilizar o atendimento dos estudantes selecionados, a Pró-reitoria disponibiliza, em anexo, o Checklist de entrega de documentos (em que constam os documentos necessários), o modelo de carta de abertura de conta Bradesco (preencha com seu Nome e CPF nos espaços indicados e obtenha a assinatura no local de entrega dos documentos), modelo de declaração de não acúmulo de Bolsa e Termo de Compromisso FAPEAM. A declaração de não acúmulo deverá ser preenchida e assinada pelo selecionado, bem como  o modelo do Termo de Compromisso FAPEAM (é necessário preencher os campos ainda na versão digital para, após isso, imprimir, datar e assinar na última página). É obrigatória a assinatura das testemunhas também. O Checklist deve ser marcado e assinado pelo estudante e deverá ser entregue junto com os documentos solicitados. Bolsista e professor devem manter seus cadastros SIGFAPEAM atualizados.

A Propesp alerta que os documentos entregues, bem como o informado no checklist, são de responsabilidade do aluno.

De acordo com a Pró-reitoria, os bolsistas CNPq, da UFAM e voluntários serão comunicados a partir do dia 26 de agosto de 2016, por e-mail, sobre a documentação necessária a ser encaminhada à Propesp.