Ministro da Educação visita HUGV e garante repasse para conclusão da obra

De acordo com o ministro, o hospital da UFAM receberá mais R$6 mi

Mais R$6 milhões serão repassados ao HUGV, assegura ministro do MECMais R$6 milhões serão repassados ao HUGV, assegura ministro do MECAcompanhado pela reitora Márcia Perales e pelo vice-reitor Hedinaldo Lima, Mendonça Filho visitou a nova sede do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e anunciou o repasse de recursos para o término da obra.

Aos jornalistas, o ministro da Educação, que está em visita ao Estado para reforçar parcerias na área de educação básica, garantiu investimentos na educação superior, por meio do recurso no valor de R$ 6 milhões a ser destinado ao HUGV. Mendonça Filho destacou a importância do Hospital para a formação profissional em saúde local e para o atendimento médico da população. “O grande ambiente de ensino para o jovem médico ou que será médico é o hospital universitário. E este aqui obedece ao padrão internacional de exigência, as qualidades e as condições de estrutura física são as melhores que se possa estabelecer. Manaus ganhará realmente um hospital de enorme qualidade tanto para a formação médica quanto para o atendimento à população”, reconheceu.

De acordo com a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, a presença do ministro indica o entendimento de que o HUGV ultrapassa as fronteiras da Universidade, impactando com suas ações não só o Amazonas, mas também toda a Amazônia Ocidental (parte Sudoeste do Pará, Roraima, Acre, Rondônia e Amapá), bem como populações indígenas e até países limítrofes. “Foi muito importante ter o ministro conosco porque ele pôde comprovar aquilo que nós já sabemos, que essa é uma obra sensacional, necessária, de extrema importância”, ressaltou a gestora.

Para reitora, visita garante conclusão da obra do novo hospitalPara reitora, visita garante conclusão da obra do novo hospitalA visita representa também a confirmação de repasse dos recursos não somente para a finalização da obra da primeira torre do Hospital, mas também para a aquisição de equipamentos que darão suporte as atividades do Hospital. “Saímos daqui com o acerto de que intensificaremos todos os processos para que possamos fazer a migração e iniciar a segunda torre do nosso Hospital. Então, a visita foi extremamente positiva, pois temos a convicção de que as questões, as pendências, estão encaminhadas e serão solucionadas”, avaliou.

"Manaus ganhará um hospital de enorme qualidade", afirma ministro."Manaus ganhará um hospital de enorme qualidade", afirma ministro.Para o superintendente do HUGV, Rubem Alves Júnior, a notícia do novo repasse para a unidade é a reafirmação de que o Hospital será concluído, mesmo em meio ao contingenciamento dos recursos do MEC, pois a obra foi considerada prioritária devido ao seu grau de importância e porque já está em fase de finalização. “A primeira etapa já está 96% concluída. Com a entrega, faremos a migração imediatamente e, segundo a previsão, a inauguração ocorrerá até o final de novembro. A partir daí, haverá a demolição das atuais instalações e o início imediato da construção da segunda etapa”, explicou.

Além do responsável pelo Ministério da Educação, participaram da visita ao novo HUGV, o presidente da Ebserh, Kleber De Melo Morais, o deputado Pauderney Avelino (DEM), o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva. Na nova estrutura do HUGV, a equipe conheceu a área que compreenderá o parque de diagnóstico por imagem do hospital, situado no térreo; o nono andar, que será dedicado à área de convivência, e finalmente, o heliponto, que contribuirá no atendimento de urgência e emergência.