Administração Superior emite Nota Oficial relativa ao pleito do Diretório Central dos Estudantes

A Administração Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) vem, publicamente, repudiar as tentativas de associar os lamentáveis fatos ocorridos nas eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE), nesta noite de quarta-feira, dia 10 de agosto de 2016, a uma possível falta de providências desta Administração, que preza pelo reconhecimento pleno da AUTONOMIA da comunidade universitária no que se refere à organização do pleito de ontem, historicamente sob a responsabilidade do segmento estudantil.

Relativamente ao bom andamento do referido processo eleitoral, também repudia quaisquer tentativas de desqualificação que atentem contra o legítimo exercício dos direitos democráticos, inclusive os procedimentos completamente díspares em relação à urbanidade e respeito ao pensamento divergente, que devem caracterizar o ambiente universitário.

Informa ainda que, no momento do ocorrido, foi destacado um efetivo de segurança institucional, buscando apenas intervenção operacional frente à ameaça ao processo democrático de escolha dos dirigentes do DCE. Esta Administração iniciou procedimentos administrativos para apurar os fatos, identificar os envolvidos e responsabilizá-los nos termos estabelecidos pelos Estatuto e Regimento da Instituição.

Ao mesmo tempo em que lamenta a ocorrência de tais episódios, a Administração Superior julga que se faz urgentemente necessária a promoção do entendimento entre as partes conflituosas, a fim de que se encontre o caminho para restabelecer as condições adequadas ao bom desempenho das atividades acadêmicas, o respeito à dignidade e à diversidade, sem os quais a democracia se arrisca a desaparecer. Por esta razão, naquilo que for de sua competência a Administração Superior se coloca à disposição das partes para que se faça esse diálogo.

Por fim, ressalta que exercer o direito à cidadania constitui, hoje e sempre, uma prerrogativa de base da conduta universitária de respeito ao pensamento divergente.

MÁRCIA PERALES MENDES SILVA

REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS