UFAM sedia o 3º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado

A Universidade Federal do Amazonas sedia, nos dias 15 e 16 de setembro, o 3º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, uma instituição de estudos e pesquisas voltada para projetos e políticas ligadas ao desenvolvimento.

Com o tema Amazônia: Diversidade e desenvolvimento, esta terceira edição do evento traz debates que pretendem ir além das questões preservacionistas e apontar soluções para as demandas econômicas da região amazônica.

Entre os integrantes da Comissão organizadora do Congresso estão Roberto Saturnino Braga, escritor e presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento e do Instituto Cultural Casa Grande; Manuel Marcos Formiga, professor da Universidade de Brasília e Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e o doutor em Ciência Política e professor da Universidade Federal de Roraima Roberto Ramos Santos. Representam a UFAM na comissão organizadora o doutor em Desenvolvimento Socioambiental e professor aposentado da Universidade Federal do Amazonas, José Alberto da Costa Machado, e o doutor em Economia e líder do Grupo de Pesquisa em Economia Industrial, Internacional e da Tecnologia (Getit), Mauro Thury de Vieira Sá.

Será a primeira vez que o Congresso acontecerá fora do Rio de Janeiro, cidade onde fica o Centro Internacional Celso Furtado. O professor Mauro Thury, do departamento de Economia, explica que o Congresso acontecerá junto à V Semana do curso de Economia, cuja programação se concentrará nos dias 13 e 14 de setembro. “Para o Centro, esse evento, que conta com o patrocínio da Itaipu, significa o anseio de tratar questões atinentes ao desenvolvimento em uma região como a Amazônia. Para o nosso curso de Ciências Econômicas e para a UFAM como um todo, esse Congresso é a oportunidade de trazer, ampliar e aprimorar debates para discentes e docentes”, afirma o professor.

Inscrições

O evento é público e gratuito e, para participar, é preciso solicitar a inscrição no site www.centrocelsofurtado.org.br/congresso2016.

O Congresso será realizado no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.