Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação ocorre na Ufam

Com o tema “O Plano Nacional da Graduação - PNG (2004) e o Atual Cenário da Educação Superior”, o encontro vai do dia 31/08 a 02/09. Inscrições podem ser feitas até o primeiro dia do evento através do site.

O objetivo principal do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) é apresentar o PNG (2004) para análise, discussão, avaliação e aprimoramento por meio de seminários, painéis e mesas redondas.

As discussões serão divididas em cinco eixos temáticos: Formação de Professores para a Educação Básica; Avaliação da Graduação - Retenção e Evasão; Qualificação de Professores para a Educação Superior; Financiamento e Fomento da Educação Superior e a Educação à Distância (EAD) e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na Educação Superior.

Segundo o professor Lucídio Rocha Santos, pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam e presidente do ForGRAD 2016, o evento possibilitará que a comunidade acadêmica debata temas cruciais para a construção de um ensino de qualidade. “Todos os eixos que serão discutidos são de interesse da Universidade. O ForGRAD servirá para troca de experiências com as outras Intituições de Ensino Superior (IES), proporcionando a busca de novos modelos de ensino, ou o reforço de modelos que estão dando certo. Desta forma, teremos uma visão ampliada de como lidar com desafios e questões do ensino de graduação no país”, declara.

O evento é voltado para pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas, chefes de departamento, coordenadores de curso, professores, estudantes e demais interessados na discussão sobre o ensino de graduação das IES brasileiras, sejam públicas ou privadas.

A proposta do ForGRAD é elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias, em nível nacional e regional, e contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior que visem ao pleno desenvolvimento do País, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.

Dentro da programação, destacam-se:

• Conferência de Abertura: “O Plano Nacional de Graduação - PNG (2004) e o atual cenário da educação superior: convergências e expectativas", com o Prof. Dilvo Ristoff (UFSC)
  • Palestra Internacionalização do Ensino Superior”, com Hilton Salas (MEC)
  • Painel: “Avaliação do Ensino de Graduação: combate à retenção e à evasão”, com João Braida (UFFS), Marisa Lomônaco (UFU), Mauro Rabelo (UnB) e Vidal Martins (PUC-PR), mediado porCleverson Pereira de Almeida (Mackenzie)
  • Palestra de Encerramento: “Política Nacional de Graduação: uma proposta de projeto para o Estado Brasileiro”, com o prof. Lucidio Rocha Santos (UFAM)

A programação completa está disponível no site do fórum.

O ForGRAD ocorrerá no período de 31/08 a 02/09 no Auditório Eulálio Chaves, localizado no Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho – Setor Sul.