Núcleo de Prática Jurídica da UFAM apresenta novidades no atendimento ao público

Professor Bruno Cavalcanti, coordenador do NúcleoProfessor Bruno Cavalcanti, coordenador do NúcleoHá 30 anos o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vem realizando atividades dentro do contexto social e acadêmico. No contexto social, atua realizando atendimento gratuito para a população; já do ponto de vista acadêmico, o Núcleo funciona como um laboratório, colaborando na formação dos estudantes da Faculdade de Direito (FD) da Instituição.

“Os professores assumem o papel de orientadores, supervisionando o trabalho dos discentes, enquanto os mesmos têm a chance de colocar em prática, todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Eles aprendem a atender o cliente, além de quais recomendações devem ser fornecidas e o retorno que ele deve fornecer”, afirmou o Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, professor Bruno Cavalcanti.

Com mil processos ativos e seiscentos atendimentos ao mês realizados por oitenta alunos, o Núcleo alterou o seu Cláudia de Santana, professora do NúcleoCláudia de Santana, professora do Núcleoendereço, saindo das salas 7 e 8 da FD, para atuar dentro do laboratório modelo, ao lado do auditório da unidade acadêmica. Para a professora orientadora do Núcleo, Cláudia de Santana, essa mudança foi crucial. “Hoje possuímos uma estrutura melhor para realizar o serviço, tanto do público interno, quanto do público externo”, enfatizou.

De acordo com o professor Bruno Cavalcanti, a maioria das pessoas que procura o Núcleo vem recomendada pelos órgãos do judiciário, como a Defensoria Pública. “Muitas vezes a pessoa procura porque ela está desassistida, não possui nenhuma orientação, e por ser conhecido na cidade, às pessoas costumam vir ao núcleo procurar assistência”.

Oportunidade

Discente do curso de Direito, Lucas Alberto BrandãoDiscente do curso de Direito, Lucas Alberto BrandãoA participação no Núcleo de Prática Jurídica é obrigatória na Grade Curricular dos alunos do curso de Direito da Ufam. Para o discente Lucas Alberto Brandão, esse tipo de atividade dentro da Universidade auxilia na formação dos futuros bachareis em Direito.

“Durante os estágios que realizei, nunca tive contato direito com o público, ficava mais no escritório e isso tem sido muito interessante, porque começamos a conversar com os clientes de uma forma mais direta”, relata Lucas. “Para mim, que quero ser advogado, ter esse contato diretamente com a pessoa que vou defender é algo muito importante para o meu crescimento, tanto profissional quanto pessoal, pois sempre acabo ouvindo histórias e decidindo o que realmente queremos”.

AtendimentoAlunos do Núcleo realizando atendimentoAlunos do Núcleo realizando atendimento

Uma das novidades do Núcleo de Prática Jurídica da Ufam é o seu horário de atendimento, que passa a ser realizada no turno matutino, de segunda a quinta-feira, no horário de 8h as 11h e das 14h às 22h; e na sexta-feira, das 14h às 17h.

O atendimento à sociedade ocorre na sala de Prática Jurídica, no Bloco de Salas de Aula da Faculdade de Direito, localizado no setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, em Manaus.