II SISCultura divulga datas das inscrições para dirigir grupos de trabalho e submissão de artigos

Do dia 9 a 11 de novembro, será realizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) o II Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Panamazônia (SISCultura), evento bienal organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura do Amazonas (PPGCSA).

Até o dia 12 de agosto está aberto o prazo de inscrições para dirigir Grupo de Trabalho (GT). Os interessados podem acessar as normas e os formulários através do site; e até 14 de outubro para submissão de inscrições de artigos e Banners, através do link.

Com o tema “Diálogos Interdisciplinares na Panamazônia – Imaginário, Política Científica e Relações de Poder”, o II SISCultura será realizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, em Manaus.

O evento tem como finalidade consolidar o intercâmbio e a formação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado, centrado numa abordagem multidisciplinar. Serão realizadas duas Conferências Magistrais, uma na abertura e outra no encerramento do evento; três mesas-redondas; e 8 oito grupos de trabalhos nas áreas de:

• GT 1 – Trabalho, desenvolvimento regional, cidadania e inclusão socioeconômica na Panamazônia;
  • GT 2 – Educação, interculturalidade e formação de professores indígenas na Panamazônia;
  • GT 3 – Desigualdade social de gênero, saúde da mulher, saberes tradicionais e conflitos socioambientais no mundo rural;
  • GT 4 – Oralidades e memórias amazônicas: O uso de fontes orais na produção acadêmica;
  • GT 5 – Corporeidade e práticas corporais de povos tradicionais;
  • GT 6 – Identidade nacional x Identidade regional étnico-racial tríplice fronteira Amazônica;
  • GT 7 – Interdisciplinaridade, institucionalidade e desafios das ciências sociais na Panamazônia;
  • GT 8 – Imaginário, política científica e relações de Poder;

Na programação também estão apresentação de painéis, lançamento de livros, sessão de filmes documentários e atividades artísticas.

O II SISCultura é destinado aos docentes, discentes e dirigentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação de Instituições Públicas e Privadas nas áreas das Ciências Humanas; Ciências Sociais; Biológicas; Exatas; e todos que possuam interesse nos estudos sobre a Panamazônia.