XIII Festival Folclórico traz cultura internacional para a Ufam

A XIII edição do Festival Folclórico da Ufam acontece no próximo dia 12, no Centro de Convivência, das 18h às 23h, com o tema “Cultura dos países: Vivendo a Diversidade”. Realizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp), através do Departamento de Assistência Estudantil (Daest) e da Divisão de Esporte, Cultura e Lazer, o evento busca integrar os estudantes da graduação, técnicos administrativos e professores da instituição.

Segundo informa a chefe de Divisão de Esporte, Cultura e Lazer, Klélia Santos, o tema do evento tem por objetivo colocar a diversidade em foco. “Cada Centro Acadêmico vai representar um país, colocando em questão a vivência dos países, a diversidade cultural e a globalização”, afirma.

Os Centros Acadêmicos têm direito a uma barraca e dois jogos de mesa, além do DJ, equipamento de som e troféu para os vencedores que irão concorrer nas categorias: Barraca, Apresentação Cultural e também na escolha do Rei e Rainha do Festival Folclórico. No quesito Barraca, será avaliada a melhor ornamentação; Na Apresentação Cultural será avaliada através da criatividade, originalidade e adequação ao tema do festival; Já os critérios para a escolha do Rei e Rainha serão os trajes típicos, desenvoltura e simpatia. Uma novidade na eleição do Rei e Rainha é que neste ano, respeitando e celebrando a diversidade, alguns Centros Acadêmicos serão representados por casais do mesmo sexo.

A pedagoga Maria Nazaré Picanço, também do Daest, destaca que a escolha dos jurados é feita seguindo o regulamento. “Desde que o Festival foi criado seguimos o padrão de escolher professores do Departamento de Artes da Universidade que tenham afinidade com o tema”, conta a profissional.

PROGRAMAÇÃO

Os Centros Acadêmicos poderão realizar montagem e ornamentação de barracas a partir das 9h da manhã, já o arquivo musical que será usado deve ser entregue ao DJ antes das 18h. A visita dos jurados às barracas acontece entre às 17h30 e 18h30, horário em que deve começar os desfiles pra escolha de Rei e Rainha do Festival Folclórico. As Apresentações Culturais de cada país terão início às 19h e se encerram às 22h. A divulgação do resultado será feita às 22h45.

Notícia relacionada

ProGesp divulga programação atualizada do XIII Edição do Festival Folclórico da Ufam. Evento será nesta sexta-feira (12)