Segurança sanitária e conforto para usuários são os destaques da Reforma do Restaurante Universitário do Setor Sul

Restaurante Universitário do Setor SulRestaurante Universitário do Setor Sul

Previsão de entrega da obra de 834,86m2 é para o início de setembro.

Atendendo diariamente mais de 1300 usuários, o Restaurante Universitário do Setor Sul (RU-Setor Sul) do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho passa por uma intensa reforma. Orçada em R$ 363.869,08, a obra contempla mudança do piso e do forro, pintura do telhado e alterações físicas que evitam o fluxo cruzado de usuários e de transporte de alimentos.

O diretor do Departamento de Apoio ao Estudante, Daniel Castro, destaca que a reforma do RU está alinhada com o desejo da Administração Superior em prestar um bom serviço à comunidade universitária da UFAM. “Iniciamos com a mudança do sistema de informação do restaurante, para evitar a constante presença de pessoas externas utilizando o subsídio concedido apenas para os discentes regularmente matriculados na UFAM. Estamos também ampliando o quadro de servidores do RU e, em parceria com os centros acadêmicos, estamos ajustando os serviços que vêm sendo prestados pela empresa vencedora do certame de comida transportada. Além disso, estamos constituindo uma comissão de discentes para elaborar uma cartilha para regulamentar a utilização do espaço do RU. Enfim, não estamos medindo esforços para melhorar o serviço”, declara o diretor.

Prefeito do Campus Universitário, professor Atlas Bacellar, com alunos de Engenharia CivilPrefeito do Campus Universitário, professor Atlas Bacellar, com alunos de Engenharia CivilSegundo o prefeito do Campus Universitário, professor e engenheiro civil Atlas Bacellar, a estratégia é investir em conforto e segurança sanitária para os usuários. “Antes de projetar qualquer coisa, há o plano de necessidade em que devemos responder para que finalidade queremos usar esse espaço e nosso plano de necessidade demonstrou que queremos investir na higiene e que as pessoas se sintam bem se alimentando aqui. A integração vem no sentido de mudar os materiais. Mudamos o piso para um tom mais claro; o forro em alumínio foi trocado por um forro em PVC; o telhado foi todo pintado com uma cor clara para refletir a luz e proporcionar maior conforto térmico, além de evitar desperdício de energia elétrica, com o uso de ar condicionado. As alterações físicas foram feitas no sentido de melhor armazenar alimentos e evitar o fluxo cruzado do transporte da alimentação”, explicou o prefeito.

Trabalho de equipe

Ainda segundo o prefeito do Campus, a reforma do RU do Setor Sul é resultado de um trabalho de equipe. “A Progesp colaborou definindo como seria o fluxo no RU; as nutricionistas colaboraram com a questão de como seria o ambiente da cozinha, a área de armazenamento dos alimentos, a higiene na manipulação dos alimentos e nós, da Prefeitura, trabalhamos para eliminar pontos que pudessem acumular sujeiras, sobretudo na parte interna, onde poderiam proliferar bactérias ou fungos. Investimos em paredes de epóxi, que permitem lavagem, são duráveis e não acumulam sujeira. Foram adquiridos seis balcões de alumínio, foi construída a área de almoxarifado; erguido um depósito para Câmara fria e feitos banheiros para os funcionários do Restaurante, de acordo com as normas da Anvisa”, destacou.

Sabendo mais sobre Engenharia e sobre a UFAM

Acadêmico de Engenharia Civil, Paulo Bezerra - Oportunidade de estudo de Engenharia na prática e de conhecer melhor a UFAM.Acadêmico de Engenharia Civil, Paulo Bezerra - Oportunidade de estudo de Engenharia na prática e de conhecer melhor a UFAM.

Durante uma das visitas de acompanhamento da reforma do RU, estudantes de Engenharia Civil acompanharam o prefeito e puderam observar a aplicação do que se ensina em sala de aula. “Como estudante de Engenharia Civil, o que mais achei interessante foi a preocupação que a Prefeitura do Campus teve em isolar o ambiente de microorganismos externos para não influenciar na produção final dos alimentos que serão fornecidos para os alunos. Tiveram toda a preocupação de usar materiais, fazer projetos para adequar esses ambientes e isso é muito interessante porque se trata de uma edificação que lida diretamente com a saúde das pessoas. Como aluno que futuramente vai usar esse espaço, eu estou achando mais ampliado, com uma estrutura mais acolhedora e confortável. Apresenta mais interação do atendimento com a cozinha. Vai ficar muito bom e será útil pra vários alunos”, declarou Matheus Araújo, acadêmico do 3º período de Engenharia Civil.

Paulo Bezerra é outro acadêmico que acompanhava a visita na obra. Para ele, foi uma oportunidade de aprender mais sobre Engenharia e sobre a Universidade.“Essa reforma é muito importante porque a antiga estrutura desse prédio do RU precisava acompanhar a estrutura oferecida no Setor Norte do Campus, que é mais ampla e moderna. Gostei muito da solução que deram para a eliminação de resíduos sólidos, com uma área específica para lixeiras, da disposição das canaletas para facilitar a lavagem do local diariamente. Percebe-se que foi tudo muito bem-pensado e organizado. A UFAM é muito grande e possui muitas obras. Uma grande sala de aula para alunos de Engenharia Civil. Gostei bastante da oportunidade de acompanhar trabalhos de Engenharia e conhecer melhor a UFAM”, afirmou o aluno.