ICE abre inscrições de Treinamento para a Olimpíada Brasileira de Matemática

Até o dia 1° de agosto, os alunos matriculados em Instituições de Ensino Superior, podem realizar inscrições para o Treinamento Olímpico para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), de Nível Universitário.

Estão disponíveis 40 vagas para o Treinamento, que se inicia no dia 1° de outubro, das 18h às 21h, no Auditório do Departamento de Matemática, localizado no Instituto de Ciências Exatas (ICE), setor Norte do Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e tem como foco técnicas para resolução de problemas.

Segundo o professor do Departamento, Disney Douglas, o treinamento é essencial para participar da competição. “Ao treinar para realizar uma prova complexa, o seu rendimento vai aumentar. (...) E se uma pessoa tem a oportunidade de desenvolver o raciocínio e o lado criativo, com certeza isso a auxiliará em outras áreas. Esperamos a médio prazo um salto na qualidade de formação dos nossos alunos”, relata o professor.

Os participantes receberão certificados de participação, expedidos pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade. As inscrições podem ser realizadas por meio do link.

Olimpíada

Realizada desde 1979, a OBM é uma competição aberta a estudantes do Ensino Fundamental, a partir do 6° ano; Ensino Médio; e Universitário. Tem como objetivo descobrir jovens com talentos matemáticos e colocá-los em contato com matemáticos profissionais; realizar melhorias no ensino de Matemática no país, estimulando alunos e professores; e de selecionar os estudantes que representarão o Brasil em competições internacionais.