Postagem do relatório final da Iniciação Científica de 2015/2016 deverá ser realizada até o dia 31 de julho

Esse ano, os bolsistas e voluntários têm a possibilidade de entregar o documento em formato de artigo científico.

Diretora do Departamento de Pesquisa da PROPESP, professora Marne Vasconcellos. "Relatório final em formato de artigo científico é um estímulo para mais publicações".Diretora do Departamento de Pesquisa da PROPESP, professora Marne Vasconcellos. "Relatório final em formato de artigo científico é um estímulo para mais publicações".O Departamento de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFAM (DP-PROPESP) informa que o prazo para a entrega do Relatório Final dos projetos de Iniciação Científica da Universidade, com atividades desenvolvidas entre 2015 e 2016, devem ser inseridos no Portal LIRA até o dia 31 de julho.

Estímulo à publicação

A diretora do Departamento de Pesquisa (DP-PROPESP), professora Marne Vasconcellos, anuncia a flexibilização do formato do Relatório Final dos projetos de Iniciação Científica, que este ano pode ser postado em formato de artigo científico. “Esse ano nós facultamos a possibilidade de, ao invés de fazer um relatório formal, de acordo com o modelo que disponibilizamos, o pesquisador escrever um artigo científico, pois já constatamos, em anos anteriores, que há alguns alunos de Iniciação Científica que têm condições de submeter artigos. Esse artigo pode ser em português, inglês, espanhol e, eventualmente, em outra língua. Acreditamos que isso serve como um estímulo para o aluno de Iniciação científica começar a escrever e começar a publicar”, declarou a diretora do Departamento de Pesquisa.

Ela chama atenção ainda quanto a questões de disponibilização integral ou restrita dos conteúdos dos relatórios. “Solicitamos que os pesquisadores verifiquem, na primeira página do Modelo de Relatório, que há um campo em que a Propesp solicita algumas informações sobre Acesso ao documento. Queremos que o pesquisador declare se o conteúdo do relatório pode ser disponibilizado na íntegra ou se possui sigilo”, orientou a professora Marne Vasconcellos.