Realizada na UFAM, Sessão Especial da Câmara Municipal de Manaus homenageia 60 anos da Faculdade de Estudos Sociais

A FES tem sua origem na extinta Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), criada em 23 de dezembro de 1955.

Proposta de realizar a sessão de homenagem fora da sede do Poder Legislativo Municipal foi aceita por unanimidade pelos vereadoresProposta de realizar a sessão de homenagem fora da sede do Poder Legislativo Municipal foi aceita por unanimidade pelos vereadores 

A sessão especial do Poder Legislativo Municipal foi realizada na manhã desta segunda-feira (26), no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES). Conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto, a cerimônia foi marcada pelo ineditismo de ser realizada fora da sede da Câmara Municipal. “Foi uma proposta incomum e aceita por unanimidade na Câmara, pelo reconhecimento que damos à indispensável contribuição da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas à sociedade amazonense”, destacou o presidente da Câmara.

 

 

 

 

Presidente da Câmara Municipal de Manaus e egresso da FES, vereador Wilker Barreto. "São os fundamentos econômicos que aprendi aqui que me ajudam a conduzir os trabalhos na CMM e mantê-la em pleno investimento".Presidente da Câmara Municipal de Manaus e egresso da FES, vereador Wilker Barreto. "São os fundamentos econômicos que aprendi aqui que me ajudam a conduzir os trabalhos na CMM e mantê-la em pleno investimento".

 

Egresso do curso de Economia, o presidente da Câmara Municipal relembrou sua trajetória acadêmica na UFAM e ressaltou que deve a carreira bem-sucedida na política à formação obtida na Universidade Federal do Amazonas. “Lembro que no período de matrícula queríamos correr dos docentes mais carrascos. Anos depois, percebo que tudo o que sou devo a minha formação acadêmica aqui na UFAM, que me preparou para enfrentar adversidades como essa crise econômica sem precedentes em nosso país. Digo aos senhores que são os fundamentos econômicos que aprendi aqui que me ajudam a conduzir os trabalhos na CMM e mantê-la em pleno investimento. Vamos conseguir entregar ao próximo gestor, por exemplo, uma Câmara no azul, com aproximadamente 600 mil reais em caixa. Meus agradecimentos a todos os professores que me ajudaram a ser esse gestor e espero que Deus me permita vivenciar o centenário da FES, nos meus 80 anos. Vida longa à FES!”, discursou o presidente da Câmara.

 

 

Diretor da FES, professor Sylvio Puga, durante pronunciamento. "Formamos gerações vitoriosas de contadores, administradores e economistas".Diretor da FES, professor Sylvio Puga, durante pronunciamento. "Formamos gerações vitoriosas de contadores, administradores e economistas".

 

A homenagem foi proposta pelo vereador Waldemir José, também egresso do curso de Economia. Durante seu pronunciamento, ele destacou a importância da FES para a sociedade e a oportunidade de encontrar grandes amigos do passado. “Esta cerimônia dedicada à Faculdade de Estudos Sociais é mais que merecida, pois a FES contribui efetivamente para a construção de uma sociedade melhor. A FES já ajudou muito a pensar a nossa região e a sociedade amazonense ganha muito com a Faculdade de Estudos Sociais, pioneira em nosso Estado. Considero que a criação da FES foi fruto de uma visão estratégica para o país. Esta solenidade é, também, a oportunidade de rever meus amigos, parceiros de sonhos e lutas, com os quais tenho toda uma história construída juntos”, declarou o proponente da homenagem.

O Diretor da FES, professor Sylvio Puga, destacou o investimento da Unidade Acadêmica em uma formação de excelência. “Estamos aqui na FES sempre fazendo história. Louvo muito a iniciativa dessa homenagem da CMM que poderia ser feita na sede do legislativo municipal, mas a opção pelo caráter inédito de a CMM vir in loco fazer esse reconhecimento público nos deixa lisongeados. Daqui da FES procuramos fazer o melhor pela formação de nossos alunos e formamos gerações vitoriosas de contadores, administradores e economistas e esta mesa de honra é um exemplo disso. Com exceção do professor Fred Arruda, que tem formação em outra unidade acadêmica, a mesa de honra desta solenidade é toda composta por ex-alunos nossos, que contribuem efetivamente para um Estado melhor, que influem de forma decisiva para avanços da nossa economia” destacou o diretor.

Pró-Reitor de Extensão, professor Frederico Arruda, representou a Administração Superior  na solenidade.Pró-Reitor de Extensão, professor Frederico Arruda, representou a Administração Superior na solenidade.

Administração Superior

Representando a Administração Superior da UFAM, o pró-reitor de Extensão, professor Frederico Arruda, elogiou e agradeceu a iniciativa da CMM. “Acompanhei de perto a participação que a FES sempre teve para que a Universidade fosse avançando. O histórico da FES é precioso, possui professores extremamente atuantes que sempre honraram a unidade. Em meu nome, em nome da reitora, professora doutora Márcia Perales e do vice reitor, professor doutor Hedinaldo Narciso Lima, agradeço a especial deferência a esta Universidade e ressalto que as demais unidades são dignas de reconhecimento como a FES” discursou o Pró-reitor de Extensão.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Estadual José Ricardo, egresso do curso de Economia, saudou professores e técnicos da FES. “Aproveito a oportunidade para saudar a todos os professores e Técnicos da Faculdade de Estudos Sociais que cotidianamente honram o compromisso com a sociedade amazonense. Sinto falta do meu colega Jefferson Praia, pois fomos contemporâneos de turma e atualmente ele é professor da Unidade Acadêmica. Hoje, nossos filhos são colegas de classe, seguem nossas carreiras, talvez porque consigam enxergar a relevância do nosso trabalho em favor dos demais e me orgulho muito de termos inspirado essa escolha”.

Alunos da Faculdade de Estudos Sociais (FES)Alunos da Faculdade de Estudos Sociais (FES)Trajetórias inspiradoras de egressos

O aluno da FES Israel Gomes ressalta que os componentes da mesa de honra o inspiram a estudar mais para que um dia também possa inspirar estudantes da área. “É muito bom ver que as dificuldades acadêmicas pelas quais passamos não são em vão. Servem para nos preparar para os desafios do futuro. Praticamente todos os componentes da mesa de honra são egressos da minha unidade acadêmica, seja como vereador ou deputado e isso me faz ver com mais responsabilidade ainda meus estudos”, declarou o estudante.

 

 

 

 

Corpo docente da Faculdade de Estudos Sociais (FES)Corpo docente da Faculdade de Estudos Sociais (FES)

Sobre a Faculdade de Estudos Sociais

A Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas, criada pelo artigo 6º do Estatuto aprovado pelo Parecer 4.109/74/CFE, tem sua origem na extinta Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), criada pela Lei Estadual 108, de 23 de dezembro de 1955.

A FCE somente foi instalada em 02 de maio de 1958, sendo incorporada pela Lei Federal 4.069-A de 12 de junho de 1962 à Fundação Universidade do Amazonas.

A FES possui corpo docente constituído por 77 professores efetivos, lotados nos Departamentos de Administração, com 33 docentes; Departamento de Economia e Análise, com 27 docentes e Departamento de Contabilidade, com 17 docentes e corpo discente de aproximadamente 2 mil alunos.

 

 
 
 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable