Reitores da região Norte apresentam demandas das IFES a novo ministro da Educação

A reitora da UFAM, professora Márcia Perales, participou da reunião com o ministro da Educação, José Mendonça Filho, para apresentar a Carta de Brasília, contendo reivindicações das instituições de ensino superior da Região Norte. O encontro ocorreu em Brasília, no dia 22 de junho.

Para a reitora da UFAM, com a posse do novo ministro do MEC, tornou-se necessário expor as demandas das IFES da região ao responsável pela pasta para que este soubesse quais ações precisam ser encaminhadas prioritariamente, considerando as especifidades regionais e institucionais. "É muito importante estarmos unidos em torno de objetivos convergentes das IFES do Norte. Por isso, o Fórum de Reitores da Região Norte veio até o Ministro da Educação apresentar demandas comuns," frisou a gestora.  "Defendemos que não se pode tratar de forma igual o que é diferente. Estamos situados em uma região que deve ser vista como estratégica para o país e as Universidades Federais têm um papel fundamental para o desenvolvimento regional e nacional", afirmou.

Elaborada pelo Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte,  o documento versa sobre o limite na capacidade das universidades em absorver os cortes e contingenciamentos, sem que isso prejudique a vida acadêmica.

Durante a reunião, cada reitor expôs a conjuntura da respectiva universidade, relatando os problemas enfrentados devido ao contingenciamento dos recursos repassados pelo MEC e as demandas urgentes que necessitam ser atendidas para continuar garantindo o funcionamento da instituição.

Foram também levantados pontos essenciais para a manutenção do funcionamento das universidades da região Norte, como a garantia por parte do Ministério, de que os recursos mensais repassados atendam a 100% do valor liquidado, com um cronograma previamente divulgado para que as Ifes possam se organizar internamente.

Outra demanda levantada pelos reitores foi a recomposição do orçamento para investimento em capital e um plano de execução de obras essenciais ao funcionamento das universidades da região Norte, com o intuito de planejar, executar e retomar obras prioritárias para a consolidação da infraestrutura das Ifes desta região do país.

Sobre o Fórum de Reitores

Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte foi criado na UFAM, em 2009, com o intuito de congregar os esforços das universidades federais em torno de interesses comuns. O Fórum é atualmente presidido pela reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti, e composto pelos gestores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Universidade Federal do Acre (Ufac), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Ufesspa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFAP.

Confira, na íntegra, o texto da Carta entregue ao Ministo Mendonça Filho:

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Carta de Brasília.pdf)Carta de Brasília.pdf[ ]118 kB