UFAM implementa medidas para garantir maior segurança

A Reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), Márcia Perales Mendes Silva, recebeu documento com reivindicações de estudantes da Instituição contendo sugestões de medidas a serem tomadas para enfrentar problemas relacionados à segurança no Campus Universitário Arthur Virgílio Filho. Entre as medidas estavam “melhorar a iluminação do Campus” e “colocar novos postes de iluminação” nos locais mais escuros. Em seguida, a Reitora explicou medidas em andamento e medidas que serão tomadas para minimizar o problema:

“A segurança é uma questão complexa que envolve também a eficiência de políticas públicas em âmbito federal e estadual. Tem sido crescente o desafio de garantir maior segurança à comunidade universitária e ao patrimônio da instituição”, disse a Reitora Márcia Perales. Dentre as ações que podem melhorar a segurança no campus destacam-se: o estabelecimento de parcerias com as polícias civil, militar e federal para apoio na área do entorno da UFAM e suas unidades fora do campus (Enfermagem, Medicina e Odontologia); do ponto de vista estrutural, novas câmeras serão instaladas na Faculdade de Medicina, na Faculdade de Odontologia e na Escola de Enfermagem; em seguida, serão instaladas câmeras no Setor Sul e também na área de entrada do campus universitário (estas últimas de leitura de 360°), capazes de identificar toda a movimentação; já está em curso a alteração do modus operandi dos vigilantes, por meio de postos vigilância permanente e rotativa (rondas), com suporte de equipes em motocicletas e veículos automotores e a intensificação do apoio via rádio e telefone móvel.

Serão tomadas, também, medidas de prevenção e orientação à comunidade universitária por meio da circulação de boletins, nos quais constarão, além de informações sobre os locais de maior risco dentro do Campus, orientações como: “não andar sozinho em áreas sem monitoramento físico ou eletrônico, como na estrada, nas trilhas e na floresta do campus; evitar lugares vazios, principalmente, à noite; não andar com celulares ou computadores expostos”. Recomenda-se, também, que os motoristas não deixem objetos de valor expostos dentro dos veículos.

A Administração Superior da UFAM promoverá, também, novos seminários sobre medidas para melhorar ainda mais a segurança dentro do Campus. Reitoria e estudantes assumiram publicamente o compromisso de, juntos, discutir e chegar a outros encaminhamentos que tenham como foco o maior envolvimento da comunidade e dos gestores no processo de segurança das pessoas e do patrimônio físico da Instituição.

Investimentos em Segurança

Desde 2009, a Universidade intensificou medidas preventivas e investimentos em segurança. Além da aquisição das câmeras e dos softwares, foram instalados postos de vigilância permanente e rotativa (rondas), com suporte de equipes em motocicletas e veículos automotores para um efetivo de mais de 160 seguranças da empresa Global Service e da própria instituição, trabalhando diuturnamente.

A prefeitura do campus, responsável pela divisão de segurança, acredita que as novas estratégias irão dificultar a ação de criminosos na área do campus. “Sabemos que o problema é social, tanto no país como no estado. Como instituição, faremos o máximo, dentro das limitações de legislação e orçamento, para assegurar a integridade física de pessoas e o bem público”,  declarou o prefeito, professor Atlas Bacellar.

Denúncias

Ameaças à segurança da comunidade universitária da UFAM e de seu patrimônio, atos suspeitos, ocorrências de furtos, roubos ou agressões a integrantes da comunidade universitária, devem ser informadas à Divisão de Segurança, por meio dos números: 99152-6980; 99132-8271; 3305-4210.

A comunidade acadêmica também pode conferir os contatos da Divisão de Segurança no ícone “Segurança – Denúncias”, em Destaques no site da UFAM: