Acolhida proporciona experiência festiva aos calouros da Ufam

Para os 500 participantes, esse foi um momento de comemorar a vaga conquistadaPara os 500 participantes, esse foi um momento de comemorar a vaga conquistada

Equipe do curso de Biblioteconomia agitou os bastidoresEquipe do curso de Biblioteconomia agitou os bastidores

Mais de 500 ingressantes nos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas participaram da II Corrida do Calouro na sexta-feira (17). Em clima descontraído, eles aprendem que o bem-estar é tão importante quanto adquirir conhecimento acadêmico. Atividades culturais, como exposição de arte e apresentações musicais, completaram a festa.

A concentração iniciou às 15h, em frente ao Auditório Eulálio Chaves, no Setor Sul. Às 16h teve início o aquecimento e às 16h30 foi dada a largada. No trajeto, os corredores aproveitaram para apreciar a paisagem do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho. Outro objetivo da competição foi proporcionar a experiência de uma atividade coletiva de confraternização com a qual os jovens estudantes se identifiquem.

“Entendemos que, quando o nosso ingressante é recebido de uma forma especial, isso faz nascer o espírito de comunidade. Ele pensa ‘Eu sou da Ufam’. Com essa recepção, demonstramos a eles o nosso reconhecimento pelo esforço que tiveram para serem aprovados na Universidade”, explicou o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Lucídio Rocha.

Takashi Taji, 16, é calouro do curso de Letras - Língua Portuguesa. Ao receber a camiseta do evento, avaliou o formato da Acolhida. "É algo que ajuda a unir todos os cursos, faz bem para saúde e traz bem-estar", disse. "Vou correr mais pra me divertir mesmo, porque  eu sei que o pessoal da FEFF [Faculdade de Educação Física e Fisioterapia] vai ganhar", brincou ele.

Já os calouros do curso de Biblioteconomia formaram uma equipe para participar da Corrida. Segundo Raylana Amaro, 19, o grupo veio determinado. "Queremos marcar presença e mostrar que o nosso curso está bem representado", afirmou.

Na chegada ao Centro de Convivência do Setor Norte, os participantes foram recepcionados com água e um bufê de frutas. No local, ocorreram ainda apresentações musicais e exposição de Artes Visuais, organizadas pelo Centro de Artes e pelo Departamento de Artes da Ufam.

Boas-vindas – Num primeiro momento, os novos alunos são recepcionados nas respectivas unidades. “A Proeg orienta que as unidades façam eventos informativos e comemorativos ao mesmo tempo, direcionados aos seus calouros”, informa o professor Lucídio.

Para consolidar a ambientação dos calouros, a Universidade faz isso através de atividades que contemplam a celebração e a incorporação do ingressante à cultura desta comunidade acadêmica. Esse formato alia o aspecto informativo de conhecimento sobre o ambiente do campus principal à apresentação cultural que é realizada após a corrida. “Em 2015, nosso resultado foi muito positivo com um evento multifacetado. Este ano também não foi diferente, inclusive, tivemos o mesmo índice de adesão”, avaliou o titular da Proeg.

Além da atividade desportiva, o evento promove a vertente cultural. A Galeria do Centro de Artes (CAUA), localizada no piso superior do Centro de Convivência, recebeu a exposição "Pinacoteca do CAUA", com pinturas de artistas que são referência no cenário local. Entre eles, Otoni Mesquita, Bernadete Andrade, Moacir Andrade, Afrânio Santos e Sebastião Alves.

Vencedores: Rafael, 1º (esq.); Jean, 2º; e Hannáh, 3ª.Vencedores: Rafael, 1º (esq.); Jean, 2º; e Hannáh, 3ª.

Quatro bandas foram responsáveis pelas apresentações musicais de variados estilos, também no Centro de Convivência do Setor Norte do Campus. A Banda do CAUA trouxe o repertório de Rock Nacional. Em seguida, o Grupo Puxirum tocou Música Popular Brasileira e ritmos amazônicos. Dona Celeste completou o repertório  de MPB. O último show ficou por conta da Tribo Zaggaia, que adicionou Carimbó, Forró, Ciranda e Música Indígena à confraternização.

Vencedores – Os três primeiros colocados têm em comum a valorização da prática desportiva. Rafael Alex Pantoja, 19, é calouro pela segunda vez na Ufam, e disse que não pode participar da primeira edição, quando cursava Pedagogia, mas que se preparou para esta oportunidade. "Eu treinei para participar este ano, porque sou calouro de novo, agora de Estatística", contou.

O segundo colocado, Jean Michel Calixto, 25, é do curso de Educação Física. "Não corro, mas pratico esportes, jogo pelada e participo de campeonatos de rua", explicou, sobre o bom resultado. "Desde o começo das aulas, achei muito boa a estrutura do curso", comentou, ao lembrar do esforço para ingressar na Universidade. "Realizei um sonho. Depois de tentar algumas vezes, consegui entrar na Ufam", concluiu.

Hannáh Mota, 18, foi a terceira a atravessar a linha de chegada. A caloura, também da FEFF, conta o segredo para o bom preparo físico. "Sou triatleta profissional, e o Triathlon mescla três esportes: a natação, o ciclismo e a corrida", esclareceu. Hannáh disse que o curso de Educação Física será importante para a continuidade da formação no esporte. "Posso até ser treinadora no futuro", projeta a estudante.