Aluno do ICE conquista o primeiro lugar em prêmio nacional de Iniciação Científica do CNPq

Foram avaliados 467 relatórios de todo o Brasil

O aluno Gleison Adriano da Silva, integrante do Grupo de Pesquisas em Materiais (GPMat) e finalista do curso de Bacharelado em Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), conquistou o 1º lugar na categoria Bolsista de Iniciação Científica, do 13° Prêmio Destaque na  Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A premiação será realizada durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 3 e 9 de julho de 2016, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro. O resultado oficial está disponível no Portal do CNPq

Além da viagem para participar da reunião da SBPC, os premiados vão receber R$ 7 mil e bolsas de mestrado. Ao todo foram avaliados 467 relatórios de todo o Brasil, sendo 192 de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

Para o aluno, a repercussão é uma honraria importante para o curso de graduação em Física na Ufam. “Foram os ensinamentos de todos os professores do departamento, desde boas aulas até pesquisas de alto nível, que me proporcionaram chegar aonde cheguei como graduando”, afirma.

Ainda segundo Gleison, o prêmio representa o reconhecimento nacional, no mais alto nível, de um trabalho científico realizado por um bolsista de iniciação científica da Ufam. “Considero isso, não apenas um fato de merecimento da Propesp por meio da dedicação com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, mas também um incentivo, para que todos os bolsistas e orientandos do programa sejam estimulados a competirem em todo Brasil”, explica.

A pesquisa – O trabalho, intitulado “Caracterização Estrutural, Térmica e Óptica de Sistemas Semicondutores Ni-Sb e Sn-Se Sintetizados por Reação de Estado Sólido”, sob a orientação do professor Sérgio Michielon de Souza, teve o propósito de formar dois novos nanomateriais termoelétricos de sistemas semicondutores produzidos a partir de uma técnica simples, eficiente e sustentável.

O desenvolvimento foi condicionado à identificação de materiais de baixo custo e de maior eficiência termoelétrica do que os atualmente disponíveis no mercado, o que é um desafio devido à combinação necessária de características conflitantes entre elementos ou compostos.