Conheça informações importantes para quem inicia a vida acadêmica na UFAM

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) oferece um rol de atividades que integram a vida acadêmica na Instituição. É fundamental que os ingressantes se familiarizem com essa rotina para aproveitar ao máximo a experiência acadêmica e desenvolvam todo o seu potencial.

Para facilitar a busca pela formação profissional dos mais de cinco mil novos acadêmicos em todos os campi da Universidade, apresentamos a seguir um guia prático com as principais informações para auxiliá-los na jornada que se inicia nesta quarta-feira (25).

Calendário Acadêmico

No Calendário Acadêmico da UFAM estão previstas as datas das provas finais, do início e final do ano letivo, além das previsões das atividades de pesquisa e extensão da Universidade.

Os estudantes podem consultar o Calendário Acadêmico, no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG).

Portal do Aluno

O Portal do Aluno, acessado por meio do e-campus, é onde o estudante pode acompanhar as datas para a matrícula institucional, além de consultar o seu quadro de horário, notas, frequências e requisitar declarações.

Caso seja o seu primeiro acesso ao Portal do Aluno, clique em Meu Primeiro Acesso, para realizar o seu cadastro no portal.

Matrícula

A partir do Segundo Período, o estudante deve realizar sua matrícula através do Portal do Aluno, lembrando-se sempre das datas para a solicitação de matrícula.

1ª Solicitação de Matrícula:Quando o estudante do curso solicita as vagas para as matérias da sua grade curricular;

2ª e 3ª Solicitação de Matrícula:Após solicitar as vagas paras as matérias da sua grade curricular; o discente pode solicitar matérias de outras áreas que possuam vagas remanescentes como Matérias Optativas, e pode consultar também o comprovante de matrícula.

Acesso Ônibus - Integração e Linhas 352, 125, 002 e 616

A UFAM está localizada na Av. General Rodrigo Otávio, n° 6200, no bairro Coroado, em Manaus. Para ter acesso ao campus, os alunos podem utilizar dos ônibus das linhas 352, 125 e 616 que, além de passar pelo Setor Sul, os leva até o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), localizado no setor Norte; enquanto a linha 002, conduz os estudantes até o Setor Sul, antigo Mini-campus.

As linhas 125 e 616 possuem como ponto final o Setor Norte da UFAM, próximos ao ICHL. Da entrada do campus até a estação não é necessário pagar a passagem nesses coletivos, a entrada será pela porta traseira.

Além dessas opções, os estudantes podem contar com o Integração, que transita entre os dois setores da Universidade, seguindo até a Rotatória da Rodrigo Otávio, retornando ao Campus.

Restaurante Universitário (R.U)

O Restaurante Universitário (R.U) da UFAM, localizado nos setores Norte, no Centro de Convivência; e Sul, provisoriamente, no antigo Auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), funciona diariamente em três horários, fornecendo o desjejum para os estudantes das 6h30 às 8h30; almoço das 11h às 14h; e jantar das 17h30 às 19h30.

Para utilizar o Restaurante Universitário, o discente deve comprar os tickets do café da manhã, das 7h às 10h; almoço das 11h às 14h; e do jantar das 17h30 às 19h30, por meio da apresentação da Carteira Estudantil, que pode ser requerida na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), ou com documento de identificação oficial com foto mais a Declaração para Restaurante Universitário, disponível no e-campus.

Para mais informações entre em contato com a PROGESP, pelo telefone: (92) 3305-1479.

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG)

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) tem sob sua responsabilidade a coordenação das ações de Ensino e Graduação, acompanhando assim a vida acadêmica do aluno, desde a sua classificação em um dos processos seletivos da UFAM até a conclusão do curso e a colação de grau.

No site da PROEG, os estudantes podem acessar o Estatuto da UFAM; o Calendário Acadêmico; o Guia do Aluno; os Formulários, entre outros serviços.

Para mais informações ligue: (92) 3305-1481/1482, ou envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Departamento de Assistência Estudantil (DAEST)

O Departamento de Assistência Estudantil (Daest), da PROGESP, tem o objetivo de organizar, supervisionar e coordenar a política de assistência voltada para estudantes, para isso, realiza ações como, por exemplo:

Carteira Estudantil da UFAM:Para realizar a solicitação da Carteira Estudantil, os estudantes devem apresentar CPF e RG, original e cópia; comprovante de matrícula; uma foto 3x4; comprovante de Depósito, no valor de R$4,00 (quatro reais), na Conta: 57616-6, Agência: 3479-7Banco do Brasil – Titular da conta: Nábio Oliveira Duarte;

Auxílio Moradia: Oferece apoio financeiro a estudantes vindos de outros municípios ou estados para que possam residir em Manaus ou nos municípios onde a UFAM tem sede permanente.

Auxílio Acadêmico: Voltado para ajudar os estudantes em situação de vulnerabilidade econômica no custeio das necessidades acadêmicas para que possam permanecer na Instituição e concluir seus cursos.

Para mais informações, acesse o site da PROGESP ou entre em contato pelo telefone: (92) 3305-1795/1479, ou envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..