UFAM recebe mais de 3500 calouros

Voltaram também à Universidade nesta quarta-feira, 25, aproximadamente 15 mil veteranos.

Calouros de Língua e Literatura espanhola em tour pelos ambientes da UniversidadeCalouros de Língua e Literatura espanhola em tour pelos ambientes da Universidade

O primeiro semestre letivo na Universidade Federal do Amazonas começou animado e com muitas expectativas por parte dos calouros. Cada unidade acadêmica realizou programação de acolhida aos alunos ingressantes. Os calouros de Língua Espanhola contaram com o auxílio dos alunos veteranos para conhecer os ambientes da Instituição. "Os integrantes do nosso Centro acadêmico estão fazendo um tour conosco para conhecermos o Departamento de Orientação Acadêmica, o Departamento de Apoio ao Estudante, lugares onde vamos resolver boa parte da nossa vida na universidade, além de auditórios e bibliotecas. "Estou muito feliz por ter entrado na UFAM. Meus pais sonharam isso junto comigo e hoje isso é realidade", disse Roberto Mangana Abrahim Filho, que obteve o primeiro lugar no ingresso via Processo Seletivo Contínuo.

Caloura de Letras - Língua e Literatura Espanhola, Jamile Maria da Silva Cavalcante sempre sonhou estudar em uma Universidade Federal.Caloura de Letras - Língua e Literatura Espanhola, Jamile Maria da Silva Cavalcante sempre sonhou estudar em uma Universidade Federal.

Diploma diferenciado

A colega de turma Jamile Maria da Silva Cavalcante, 18 anos, adorou o ambiente universitário e, embora já seja fluente em Língua espanhola, vem conquistar na UFAM o certificado que ateste essa fluência no idioma. "Gostei muito daqui, pois parece calmo e isso combina comigo. Morei na Espanha durante dois anos porque meus pais foram trabalhar na empresa da minha tia e, nesse período, ganhei fluência em Língua espanhola. Já tive, inclusive, experiência como monitora em uma escola de idiomas, mas não adianta saber falar sem ter certificado. Então, só falta meu diploma para me tornar uma profissional completa e ele será emitido por uma Universidade Federal. Isso é muito importante no meio profissional", ressaltou a aluna ingressante.

Entusiasmo marca início das aulas

Alunos ingressantes do Instituto de Ciências Exatas (ICE)Alunos ingressantes do Instituto de Ciências Exatas (ICE)

Na área de Ciências Exatas, os alunos eram puro entusiasmo para o início das aulas. Alexandre Mateus dos Santos tem 18 anos anos e foi aprovado, via Enem, para o Bacharelado em Matemática. Segurando um livro de Cálculo I, ele diz estar preparado para os desafios acadêmicos vindouros. "A aprovação foi uma surpresa pra mim e estou feliz por ter dado essa alegria para minha família. Meu pai saiu falando da minha aprovação para todos os amigos dele. Estou feliz também por ter encontrado meus amigos do Ensino médio. Daqui pra frente eles são universitários assim como eu. A felicidade fica completa por ter encontrado uma universidade com tudo melhor do que eu esperava. Quero aproveitar essa oportunidade para aprender muito e o quanto antes para me tornar um bom profissional", disse o aluno.

Atividades acadêmicas do primeiro semestre letivo de 2016 vão até o dia 21 de setembro.Atividades acadêmicas do primeiro semestre letivo de 2016 vão até o dia 21 de setembro.

Calendário acadêmico

As aulas do primeiro semestre letivo vão até o dia 21 de setembro de 2016. O segundo semestre tem início no dia 13 de outubro de 2016 e se estende até 20 de fevereiro de 2017.

Trote

Neste início de período letivo, a UFAM reitera a proibição do trote em todos os ambientes da Universidade, conforme a Resolução 06/2016 do Conselho Universitário (CONSUNI), aprovada no dia 17 de maio.

Confira notícias relacionadas:

Consuni proíbe trote na UFAM

Conheça informações importantes para quem inicia a vida acadêmica na UFAM