Fórum das Licenciaturas da Ufam ocorre no dia 30 de maio

No dia 30 de maio, acontecerá mais uma assembleia do Fórum das Licenciaturas da UFAM, do ano de 2016 no auditório Paulo Bürnheim, das 8h às 12h. Docentes e discentes dos cursos de formação de professores da Universidade, além do público externo interessado nos temas em debate, poderão participar do evento.

Para garantir a participação no evento, não é necessária a inscrição prévia. Além disso, os alunos de uma das 38 Licenciaturas ofertadas no campus de Manaus terão direito à declaração de 4 horas, a serem creditadas no histórico escolar como atividade acadêmica complementar.

Segundo a presidente do Fórum e docente do Departamento de Literatura e Língua Portuguesa do Instituto de Ciências Humanas e Letras (DLL/ICHL), professora Cássia do Nascimento, desde 2010, diversas ações vêm sendo desencadeadas como resultado das discussões do grupo, principalmente na busca de estabelecer a interlocução acadêmica acerca da formação inicial e contínua de professores na Universidade Federal do Amazonas.

“Uma das questões norteadoras é a articulação entre a formação e a prática docente, analisando seus desafios e seus impactos na sociedade, que tem como extensão discutir a reestruturação curricular dos cursos de licenciaturas; a identidade docente, o estágio curricular supervisionado, a prática como componente curricular e avaliação da aprendizagem no ensino superior o Fórum busca, igualmente, congregar discentes e docentes das licenciaturas da UFAM, bem como suscitar definição acerca do atendimento às demandas de formação de professores colocadas para as Instituições de Ensino Superior (IES)”, declara a professora.

Pautas – nesta edição, há duas pautas em debate. A primeira é o Plano de desenvolvimento Institucional (PDI), em que está inserido o Projeto Político Institucional (PPI). Segundo a professora Irlane Maia, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o plano para a Universidade contempla metas específicas para a graduação e para as licenciaturas que precisam ser compreendidas pelo público de interesse do Fórum.

O segundo tema que será discutido no evento é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). “Iremos debater sobre a importância desse programa e, ainda no Fórum, formatar uma carta que deverá ser encaminhada para a Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] a fim de sensibilizá-los sobre a manutenção do Pibid como basilar na formação de nossos licenciados”, destaca a professora Irlane Maia.

Continuidade – desde 2010, quando foi instituído o Fórum das Licenciaturas, as ações iniciaram de forma tímida, considerando a divisão das Licenciaturas de acordo com as grandes áreas definidas pelo Ministério da Educação (Linguística, Letras e Artes; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas, entre outras).

Para estabelecer uma pauta contínua de atividades ao longo de cada ano, o Fórum promove assembleias bimestrais conforme o regimento interno. A próxima será em julho de 2016.

Objetivos – é um espaço de interlocução acadêmica sobre a formação inicial e contínua de professores da universidade Federal do Amazonas que visa a:

I – discutir a formação inicial e continuada de professores da educação básica, analisando seus desafios e seus impactos no que tange: reestruturação curricular dos cursos de licenciaturas; Identidade docente; O estágio curricular supervisionado; prática como componente curricular; avaliação da aprendizagem no ensino superior; retenção e evasão dos cursos, a didática do ensino superior.

II – definir posição institucional alinhada ao Plano Nacional de Educação – PNE diante do atendimento às demandas de formação de professores colocadas para as Instituições Federais de Ensino;

III - manter articulação permanente com representações docentes das diversas licenciaturas, representações dos programas de formação de professores, representações discentes, visando encaminhamento das questões referentes às proposições do Fórum;

III – manter articulação permanente com os demais Fóruns de Licenciaturas, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas que visem a real integração;

IV – manter articulação permanente com a Secretaria de Estado de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Estadual de Educação e o Conselho Municipal de Educação com vistas à constante ampliação das discussões que envolvem a educação básica e a formação de professores.