Inscrições para o ENEM vão até o dia 20 de maio

O Enem é critério de seleção da UFAM para o preenchimento de 50% das vagas dos cursos de graduação ofertados pela Instituição.

O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), continua com inscrições abertas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016). Os interessados podem se inscrever no site do Inep até o dia 20 de maio.

Plataforma Hora do ENEM disponibilizada no endereço eletrônico do Ministério da EducaçãoPlataforma Hora do ENEM disponibilizada no endereço eletrônico do Ministério da EducaçãoPlataforma Hora do Enem

A partir deste ano, os candidatos contam a Plataforma Hora do Enem, uma ferramenta inédita e gratuita, disponível para as plataformas online e android, voltada a esclarecer dúvidas sobre a inscrição do Enem 2016 e também a ajudar na preparação dos candidatos para as provas.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição para participar do Enem 2016 é de R$ 68,00 (sessenta e oito reais), mas estão isentos automaticamente do pagamento da taxa os alunos matriculados no último ano (concluintes) do Ensino Médio em instituições públicas de ensino (federais, estaduais e municipais). Também ficam isentos do pagamento da taxa os participantes que declarem carência no ato de sua inscrição, conforme legislação vigente, e que a declaração seja aprovada pelo Inep.

Provas nos dias 5 e 6 de novembro

Composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação, o Enem 2016 está previsto para ser realizado nos dias 5 e 6 de novembro. No dia 5 de novembro (sábado), o exame terá duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

No dia seguinte, 6 de novembro, a prova terá duração de 5 horas e trinta minutos. Nesse dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Enem e UFAM

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) adota, desde 2010, o Enem como critério de seleção para o preenchimento de 50% das vagas para ingresso nos cursos de graduação ofertados pela Instituição. O Processo Seletivo Contínuo (PSC) é a modalidade de ingresso que atende aos demais 50% das vagas disponibilizadas pela Ufam.

A Ufam utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC para selecionar os candidatos às vagas via Enem. O Edital do Sisu é publicado após resultado final do Enem, pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Em 2015, mais de 120 mil inscritos procuraram a Ufam para cursar a graduação. O curso mais disputado da Ufam via Enem/Sisu em 2015 foi Medicina, com 7.358 inscritos. Em seguida, vieram os cursos de Administração - Noturno, com 6.481 candidatos; e Administração - Matutino, com 4.134 concorrentes.

Para ingresso em 2017, a UFAM continua a disponibilizar 2735 vagas para os 117 cursos de graduação que oferece.

Para mais informações, acesse o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira