Premiações de PAITI e PIBITI encerram 2º SINTES

O 2º Seminário Internacional de Tecnologia e Sustentabilidade (Sintes) encerrou nesta quarta-feira (11), com a premiação dos projetos do Programa de Iniciação Tecnológica (PAITI) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

A Pró-Reitora de Inovação Tecnológica da UFAM, Maria do Perpétuo Socorro Chaves, destacou que o Seminário teve um grande número de participantes, vindos da região e outras partes do Brasil. “Tivemos uma parceria com alguns órgãos da Itália, França”, afirma.  “Durante o evento tivemos momentos de debate muito importantes com várias contribuições, discutindo sustentabilidade, valorizando a nossa biodiversidade”.

Ela afirma que, ao final, o resultado do evento foi extremamente positivo. “Tínhamos uma boa expectativa, mas o evento superou”, declarou.

Na cerimônia de reconhecimento aos participantes dos programas, os melhores projetos receberam prêmios e certificados, que foram entregues dos primeiros até os terceiros lugares, e de honra ao mérito. Ao todo, 25 professores e 25 alunos foram premiados, 5 trabalhos por área e, para cada área, 10 prêmios, 5 para estudantes e 5 para os orientadores.

Segundo a Pró-reitora, a ideia é fazer premiações contínuas dos melhores projetos nas próximas edições. “Temos esse interesse para que possamos estimular os pesquisadores para se sentirem valorizados, pois entendemos a relevância do trabalho que estão produzindo”, afirmou.

Confira a seguir os vencedores de cada área:

Exatas
Tema: “Avaliação de potencial inseticida de extratos de morinda citrifolia coletada na cidade de Coari-AM frente a periplaneta americana (blatidae); Orientador: Waldirney Caldas Rocha; Aluna: Kalynne de Andrade Rodrigues.

Agrárias
Tema: "Produção e caracterização físico-química de colágeno da bexiga natatória de Tambaqui (Colossoma Macropomum); Orientador: Pedro Roberto de Oliveira; Aluna: Ingrid Campos Castro.

Biológicas
Tema: “As práticas de autocuidado dos idosos com doenças crônicas não-transmissíveis cadastrados nas unidades básicas de saúde do município de Coari”; Orientador: Deyvylan Araújo Reis; Alunos: Rebeka Janini e Edward Braga.

Humanas
Tema: “Impactos Socioambientais e Econômicos da Enchente e Vazante no Baixo Amazonas: um estudo de caso na área urbana do município de Barreirinha”; Orientador: Patrício Azevedo Ribeiro; Aluna: Kassia Karise Carvalho Carneiro.

Sociais Aplicadas
Tema: “Tecnologias Sociais Tradicionais em Comunidades Ribeirinhas na Amazônia: um estudo das atividades produtivas para geração de renda das mulheres da Caapiranga”; Orientador: Débora Cristina e Bandeira Rodrigues; Aluna: Camila Fernanda P. do Nascimento.

Notícia relacionada

Ufam e Vemaqa realizam entre os dias 09 e 11 de maio o II Seminário Internacional de Tecnologia e Sustentabilidade

2º Sintes debate sobre biodiversidade e cidadania para conectar pessoas

Segundo dia do Sintes tem palestras e oficina