Segundo dia do Sintes tem palestras e oficina

Juíza Milene Beltramini proferiu palestraJuíza Milene Beltramini proferiu palestraEm seu segundo dia de programação, o II Seminário Internacional de Tecnologia e Sustentabilidade - Sintes – apresentou a palestra “Atuação Integrada do Juvam com Ministério Público na defesa do meio ambiente” da juíza de Mato Grosso, Milene Beltramini.

O II Sintes: Conectando Pessoas e Cidadania teve sua abertura ocorrida ontem, segunda-feira, 9, e prossegue até amanhã, quarta-feira, com o propósito de promover um encontro de diversos segmentos da comunidade científica: jurídica, saúde, tecnológica, governo e profissionais. O debate envolve a temática da sustentabilidade e seus desdobramentos. O evento, anual, é promovido pela Câmara de Comércio Ítalo-brasileiro do Nordeste, e coordenado pela engenheira Erleide Parente. 

Nesta manhã de terça-feira, 10, a juíza do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Milene Beltramini, proferiu palestra intitulada “Atuação integrada do JUVAM com MP na defesa do Meio Ambiente”. A magistrada expôs o trabalho que realiza no Juizado Volante Ambiental - JUVAM -, na comarca de Rondonópolis em Mato Grosso, mostrando experiências e casos em que a atuação resultou na proteção ambiental e numa nova postura social. Afirmou que a ação integrada com o Ministério Público deu credibilidade ao poder judiciário e o apoio da sociedade.

“Quando há uma união de forças, as ações ganham apoio da sociedade e resultam em credibilidade das instituições. Quando atuávamos isoladamente, não tínhamos uma ação mais efetiva, porém, ação integrada uniu forças em defesa do meio ambiente. Com isso, os demais órgãos públicos ambientais acabaram unindo-se a nós e isso foi importante para melhorar as ações, pois hoje nós temos um meio ambiente diferente em Rondonópolis em razão da atuação conjunta. É possível convencer a sociedade a se unir no combate a destruição do meio ambiente. Temos despertado a postura das pessoas em relação à proteção da natureza, sendo notável que as pessoas já se policiam em relação à poluição e acabam criando bons hábitos. O JUVAM ganhou a primeira edição do prêmio Inovare em 2004 como a justiça do século 21 e fiquei feliz porque Manaus ganhou a segunda edição”, disse a palestrante Milene Beltramini.  

Em seguida, ocorreram as palestras “Relações internacionais nas universidades: Itália e Brasil em busca de novas oportunidades”, do representante do consulado da Itália em São Paulo, Augusto Bellon, e “Urbanização na Amazônia x Meio Ambiente. O problema da expansão das cidades sem o planejamento adequado”, do arquiteto Pedro Hees do CAU/RR. Pela parte da tarde/noite haverá palestras e oficina.       

Notícia relacionada  

Ufam e Vemaqa realizam entre os dias 09 e 11 de maio o II Seminário Internacional de Tecnologia e Sustentabilidade

 

2º Sintes debate sobre biodiversidade e cidadania para conectar pessoas

 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable