Nova gestão toma posse no ICSEZ, em Parintins

Trabalho em conjunto com a comunidade acadêmica é o principal objetivo da nova diretoria

Da esq. para a dir: Vice-reitor, Hedinaldo Lima, Geilson Santos, reitora Márcia Perales, José Luiz Fonseca e Tiago CostaDa esq. para a dir: Vice-reitor, Hedinaldo Lima, Geilson Santos, reitora Márcia Perales, José Luiz Fonseca e Tiago CostaÉ através do diálogo contínuo entre gestores e comunidade universitária que a nova gestão do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), liderada pelo professor José Luiz Pereira da Fonseca, pretende conduzir a unidade a novas conquistas durante os próximos quatro anos. A solenidade de posse da nova diretoria foi realizada na tarde de terça-feira, 3 de maio, na sede do instituto.

Além do novo diretor, foram empossados também os novos coordenadores acadêmico e administrativo, respectivamente, professor Tiago Viana da Costa e técnico-administrativo em educação, Geilson Teixeira dos Santos. Em pronunciamento, a reitora da Universidade, professora Márcia Perales, que presidiu a cerimônia, agradeceu à comunidade acadêmica do ICSEZ, principalmente, aos servidores docentes e técnico-administrativos que assumiram cargos de liderança, pelo interesse e comprometimento com o instituto. A professora Márcia Perales ressaltou a importância da ação dos gestores aliada à rede de apoio dos membros da UFAM para, juntos, atingirem metas significativas para a Instituição e citou a expansão para o interior e a construção do novo Hospital Universitário Getúlio Vargas como exemplos disso. “Isso se faz com muita responsabilidade porque cada um assume um papel em uma estrutura como essa”, disse.

A reitora parabenizou os novos gestores do ICSEZ pela disposição em assumir a liderança da unidade no contexto atual do país e afirmou que a participação coletiva é fundamental para a consolidação do instituto. “Cada um que coloca o seu nome à disposição para ser um gestor público merece reconhecimento e ter o apoio para poder trabalhar”, expôs.

O vice-reitor da UFAM, professor Hedinaldo Lima, relembrou um pouco da história do instituto, destacando o esforço da comunidade universitária em instalar em Parintins uma sede permanente da Universidade. O professor citou exemplos de iniciativas que levaram ao crescimento do ICSEZ, como a qualificação do corpo docente, que apresenta mais de 30 professores doutores. “A expansão para o interior do Amazonas é um sonho que tem valido a pena”, revelou. O vice-reitor desejou sucesso aos novos dirigentes do instituto e reiterou o compromisso da Administração Superior da UFAM em apoiar as ações da unidade.

Durante o ato de posse, o trio de gestores locais prestou juramento no qual se comprometeram a exercer os cargos de maneira responsável para elevar o nome do instituto e da UFAM a patamares ainda maiores. “Temos consciência da responsabilidade que assumimos hoje, dos desafios que nos são apresentados e da expectativa depositada em nós”, reconheceu o diretor do ICSEZ, professor José Luiz Fonseca, ao mencionar a melhoria da infraestrutura, a criação de novos programas de pós-graduação e a qualificação profissional como principais alvos de seu trabalho. “Entendemos que, ao mesmo tempo em que reconhecemos os desafios, temos também a certeza de que podemos enfrentá-los com uma gestão democrática, dialogada e transparente”, assegurou, ao agradecer a confiança da comunidade universitária.

Para Tiago Viana da Costa, coordenador acadêmico, o ICSEZ terá à frente maiores desafios devido ao seu crescimento. “Precisamos do apoio de todos”, admitiu. Geilson Santos abordou as facilidades de acesso ao ensino superior fruto da expansão da UFAM e destacou a consolidação do instituto como desafio central. “É preciso ter coragem para dar o passo adiante”, considerou o coordenador administrativo.

Turma de Letras - Língua e Literatura Inglesa do ParforTurma de Letras - Língua e Literatura Inglesa do ParforOutorga de Grau PARFOR

Além da solenidade de posse da nova diretoria do instituto, ocorreu na noite da terça-feira, a outorga de grau dos cursos de Licenciatura em Letras Língua e Literatura Inglesa e de Licenciatura em Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Ao todo, 24 profissionais foram diplomados na modalidade.

Voltado para atender professores da rede pública de ensino, as licenciaturas ofertadas pelo Parfor são resultado de iniciativa do governo federal com o apoio de instituições de ensino superior e das Secretarias Municipais e Estaduais de Educação com o objetivo de qualificar a atuação docente.

Professor da rede municipal de ensino de Nhamundá, Anilson Duque de Souza celebrou a conclusão do curso de Letras – Língua e Literatura Inglesa. “Era o meu grande sonho. Este é um momento de felicidade e de orgulho”, afirmou, pois sentia necessidade de maior preparo para lecionar.

Graduada em Pedagogia pelo PARFORGraduada em Pedagogia pelo PARFOR

Depois de anos de estudo da língua e cultura de países de idioma inglês, Anilson declara adotar novas práticas em sala de aula para tornar o aprendizado mais interessante e estimulante para os adolescentes de sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. “Mudei a minha metodologia de ensino e foi muito gratificante ver que os alunos deram o retorno esperado”, avaliou.

Cleidilene dos Santos foi uma das graduadas da noite. Para ela, receber a outorga de grau é um momento de muita expectativa, pois significa uma conquista obtida com o muito esforço. “Foram muitos dias longe da família para assistir às aulas”, comentou. “Vou levar os conhecimentos que adquiri e passá-los para meus alunos”, disse a mais nova pedagoga de Parintins.