Confira as principais orientações para o início do semestre letivo

O semestre letivo 2016/1 da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) terá início no dia 25 de maio. Pensando nisso, a UFAM apresenta nesta publicação as principais orientações para os alunos em geral que se preparam para iniciar as aulas. Confira no final da página os arquivos contendo o Calendário Acadêmico e o Guia do Aluno.

Você vai encontrar nos próximos parágrafos tópicos explicando algumas das dúvidas mais frequentes dos alunos e que estão respondidas no Guia do Aluno. As informações presentes neste guia são de suma importância para que os alunos conheçam seus deveres, direitos e possibilidades.

Para mais informações, acesse o portal da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, clicando aqui. Você também pode entrar em contato pelo número (92) 3305-1482.

Matrículas

É a escolha de quantas e quais disciplinas (obrigatórias e optativas) o aluno pretende cursar durante cada período. O número mínimo e máximo de créditos a serem cursados e os pré-requisitos estão definidos na matriz curricular do curso que faz parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

A solicitação de matrícula deve ser feita através do Portal do Aluno, utilizando login e senha. Há dois períodos de solicitação de matrícula, que podem ser consultados no calendário acadêmico. Os alunos que irão iniciar o 1º período pela primeira são matriculados automaticamente.

Na primeira solicitação de matrícula são oferecidas prioritariamente disciplinas para o curso ao qual o aluno está vinculado. Ela é obrigatória para todos os alunos que não sejam calouros.

A segunda solicitação é destinada a alunos que desejam:
1) matrícula em disciplina que tenha vaga e não seja prioritária para seu curso
2) matrícula em disciplina optativa para o seu curso
3) permuta de disciplina/turma ou cancelamento de disciplina

Obs: primeira solicitação de matrícula: de 13/05 a 16/05
        segunda solicitação de matrícula: de 25/05 a 26/05
        terceira solicitação de matrícula: de 02/06 a 03/06

Calendário Acadêmico

Exige que os alunos se apropriem de informações precisas sobre o seu funcionamento, dos aportes legais vigentes e dos temas que, direta ou indiretamente, estão relacionados à sua trajetória acadêmica e à Instituição, de forma mais ampla. Você pode acessar o calendário clicando neste link.

Aproveitamento de Estudo

É o processo de aceitação, pela UFAM, dos estudos realizados em cursos de graduação autorizados ou reconhecidos no Brasil pelo Ministério da Educação ou provenientes de instituições estrangeiras de Educação Superior.

Para dar entrada neste processo, o aluno deverá dirigir-se à coordenação do curso ao qual está vinculado. A Coordenação, por sua vez, analisa a solicitação deferindo ou não a solicitação de Aproveitamento de Estudo (AE).

Jubilamento

O jubilamento consiste na perda do vínculo do aluno com a Universidade quando ele/a:

1) ultrapassar o tempo máximo para integralização do curso, especificado no projeto pedagógico;

2) quando não efetivar matrícula por mais de 04 (quatro) semestres consecutivos ou não;

3) ou quando for excluído, em virtude de sanção disciplinar;

Os discentes listados através de Portaria específica da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG), em período estabelecido em edital próprio, que desejarem ingressar com defesa, deverão dirigir-se à Divisão de Orientação Acadêmica – DOA/PROEG no período fixado no edital de notificação.

Trancamento total do curso

O trancamento de matrícula pode ser feito de duas formas:

1) Trancamento total
Entende-se por trancamento total (de curso) o ato do aluno vinculado a curso de graduação da UFAM formalizar seu propósito de não se matricular em nenhuma disciplina por até 2 (dois) semestres letivos.

2) Trancamento de Disciplinas
Entende-se por trancamento de disciplinas o ato de o aluno, vinculado a curso de graduação da Universidade, formalizar seu propósito de não cursar 1 (uma) ou mais disciplinas nas quais esteja matriculado.

Tanto o trancamento total (de curso) quanto o trancamento de disciplinas deverá ser realizado através do Portal do Aluno.