UFAM terá processo seletivo em Libras

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) oferecerá pela primeira vez o Processo Seletivo especial em Libras, para ingresso de alunos surdos no curso de Letras-Língua Brasileira de Sinais (Libras). O processo que trata da pauta foi deferido em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) realizada no dia 18 de abril.

A decisão é mais uma realização da Universidade em prol da inclusão social. Para a comunidade surda, a notícia representa o avanço na busca por oportunidades e, é mais celebrada, pois, coincide com outro momento importante para os surdos, que é o Dia Nacional da Libras, comemorado no dia 24 de abril.

A chefe do Departamento de Letras-Libras, professora Joana Monteiro, afirma que tem expectativas de que os alunos que prestarem o vestibular ingressem ainda em 2017. "Vamos nos reunir com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e montar uma equipe para a formulação do processo seletivo”, destacou.  "Se acontecer é uma conquista muito grande para a comunidade", disse.

A Língua Brasileira de Sinais é a língua materna dos surdos e a Língua Portuguesa é considerada sua segunda língua, o que pode ser um entrave na hora de prestar o vestibular, explica a chefe do Departamento. "O conteúdo da prova será o mesmo, o que vai mudar é a acessibilidade", explica.

Segundo ela, o novo processo seletivo dá mais oportunidades para que os surdos também ingressem no meio acadêmico e tenham formação de qualidade. "Porque para os surdos que estão saindo do ensino médio e aqueles que pararam no meio do caminho, a UFAM possibilitará mais chances de ingresso", destacou.