ENEM divulga novidades na prova de 2016

O Ministério da Educação (MEC), divulgou na quinta-feira, 14, o edital n°10 para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. As inscrições começam no dia 9 de maio e ocorrem até às 23h59, do dia 20 de maio. As provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro de 2016.

Na edição deste ano, o exame conta com diferenciais, como o reconhecimento individual, realizado por meio de um selo gráfico, autoadesivo, na ficha de identificação dos candidatos, e o aplicativo Enem 2016, que será disponível para todas as plataformas, e trará ao longo do exame, todas as informações para os candidatos, como cronograma do exame, mural de avisos, dicas, resultados e o acompanhamento da inscrição.

O valor da taxa de inscrição para o Enem 2016 é de R$ 68,00 (sessenta e oito reais), podendo ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, até o dia 25 de maio. Os candidatos que concluírem o Ensino Médio no ano letivo de 2016 e estiverem matriculados na rede pública de ensino, terão direito à isenção automática na inscrição da prova.

Sobre a prova

Durante os dois dias de avaliação, os portões nos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). A prova terá início às 13h30, o tempo extra de meia hora, será designado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica. O tempo total de duração da prova permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo (domingo).

A nota do Enem é utilizada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) e para estudantes, maiores de 18 anos, obterem a certificação do Ensino Médio, por meio do Enem.

Hora do ENEM

Os participantes do exame contam, a partir deste ano, com uma ferramenta inédita e gratuita, disponível para plataforma online e android, de preparação para as provas: a Plataforma Hora do Enem. A iniciativa reúne na internet um conjunto de ações, como simulado e vídeo aulas, para auxiliar os estudantes a se prepararem.

Para mais informações, acesse o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira