Calouros do PSC 2016 realizam matrícula institucional até o dia 20 de abril

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) iniciou nesta sexta (15) a matrícula dos estudantes classificados no Processo Seletivo Contínuo (PSC 2016).  As matrículas serão realizadas no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do campus das 8h às 12h e das 14h às 17h30, entre os dias 15 a 20 de abril.

Os candidatos deverão apresentar-se para efetivação da Matrícula Institucional, observando o cronograma com a ordem de curso, horário e os documentos listados no Edital. Dúvidas e informações adicionais podem ser tiradas pelos telefones: 3305-1481 / 3305-1482 ou no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

No campus de Manaus, o primeiro dia de matrícula (15) foi destinado a atender os classificados na modalidade de reserva de vagas. Já os campi do interior, localizados nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins aceitarão matriculas de todos os candidatos a partir desta sexta.

Na avaliação do professor Nelson Noronha, Pró-Reitor Adjunto da Proeg, é imprescindível que os alunos leiam o edital com atenção e tragam a documentação conforme a categoria que estão inscritos. “Queremos dar as boas vindas aos novos estudantes e dizer que estamos à disposição para dúvidas. Se informem e procurem trazer a documentação correta, para que a matrícula seja efetivada com tranquilidade”.

De esq. para dir. Karla Fabiane, Joycenara Alves, Rômulo LimaDe esq. para dir. Karla Fabiane, Joycenara Alves, Rômulo Lima

Manhã de matrículas - um misto de expectativa e alegria era visível nos rostos dos estudantes classificados pelo PSC que se apresentaram na manhã desta sexta para a matrícula institucional.  A estudante Ane Teixeira, classificada para o curso de Engenharia de Gás e Petróleo, aguardava a chamada com a mãe dela, no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho. “Estou nervosa e feliz ao mesmo tempo, parece que a ficha ainda não caiu”, disse enquanto conferia pela terceira vez se todos os documentos necessários estavam na pasta.

Já o trio de amigos de Novo Ayrão, composto por Karla Fabiane, Joycenara Alves, que foram classificadas no curso de Biotecnologia, e Rômulo Lima, classificado em Biblioteconomia, conversavam sobre a grande mudança representada pelo ingresso no curso almejado. “É tudo novo e cheio de possibilidades”. Questionado sobre seus anseios, Rômulo foi categórico: “Entrar numa Universidade Federal sempre foi a minha vontade, estar aqui é uma realização”.

Dentre os candidatos aguardando atendimento, estava também William Lopes e sua avó Antônia, de 79 anos, que não escondia o sorriso. O jovem, classificado para Engenharia de Materiais, acredita que a reserva de vagas é uma forma mais viável dos alunos de baixa renda, que estudaram em escolas públicas, ingressarem na Universidade. “Para mim as expectativas são as maiores possíveis, espero que eu tenha a felicidade de concluir o curso em cinco anos e me formar como o primeiro engenheiro da minha família, dando orgulho para eles”, afirmou.